A Hyundai Motor Brasil recebeu o certificado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Nível Ouro, após auditoria conduzida e elaborada pelo Organismo de Certificação de Produtos (OCP) PCN do Brasil, aprovado pelo Inmetro, na fábrica em Piracicaba, em São Paulo. A empresa se torna assim a primeira montadora de automóveis no Brasil a obter a certificação neste grau de avaliação, atendendo 98% dos requisitos do programa.
A premiação reconhece programas de gestão e resíduos sólidos em conformidade com os princípios e objetivos estabelecidos pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), alinhado às exigências das disposições estaduais e municipais, às resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e aos requisitos do sistema de gestão ambiental, estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO 14001.
“Somos a primeira montadora de automóveis a alcançar este nível de conformidade e estamos muito orgulhosos em receber o reconhecimento Nível Ouro, que reforça a nossa seriedade com a redução dos impactos ambientais e demonstra que estamos no caminho certo com a nossa gestão de resíduos sólidos no Brasil”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.
Em 2022, a gestão ambiental da Hyundai Motor Brasil também foi reconhecida pelo Prêmio Expressão de Ecologia e foi certificada pelo quarto ano seguido com o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol, metodologia internacional usada mundialmente por empresas e governos para a realização de inventários de gases de efeito estufa.
Agenda global de sustentabilidade da Hyundai se destaca
Em setembro do ano passado, durante a edição 2021 do IAA Mobility, em Munique, na Alemanha, a Hyundai anunciou seu compromisso global de neutralizar as emissões de carbono por completo até 2045. A empresa planeja aumentar gradualmente a comercialização de veículos com zero emissões (ZEVs) e espera que, até 2040, os veículos elétricos totalmente movidos a bateria (BEVs) ou célula de combustível a hidrogênio (FCEVs) respondam por 80% do total de suas vendas mundiais.
Juntamente com a introdução de tecnologias ecológicas e centradas no futuro, a montadora está aumentando a credibilidade e a empatia de sua marca por meio de iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) proativas, como o reforço de suas diretrizes para melhorar o ambiente de trabalho na cadeia de suprimentos.
Em reconhecimento ao desempenho das atividades de gestão ESG, a empresa foi incluída no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI) pela primeira vez no ano passado. Com isso, a Hyundai passou a figurar entre as 250 melhores empresas para capitalização de mercado entre as 2.500 listadas.
Foto: Divulgação Hyundai