A Turbi, maior empresa de aluguel de carros por aplicativo da América Latina, realiza uma captação de R$105,8 milhões por meio de emissão de debêntures, em operação coordenada pela XP e que conta com o aporte de ARC Capital e Jive Investments como investidores âncora. Augme, Capitânia, EXT, Fator e Western (dentro da sua estratégia de fintechs) também participaram da operação e se juntam à Domo Invest no grupo de investidores institucionais da companhia. O objetivo desta captação é ampliar a atuação da empresa e reduzir os custos da frota em mais de 35%, já que o investimento será revertido para adquirir frota própria, dobrando o número de veículos nos próximos três meses (de 2 para 4 mil) e aumentando a capilaridade de 300 para mais de 400 estacionamentos (locais de retirada/entrega dos veículos) em São Paulo capital e região metropolitana.
O CEO da Turbi, Diego Lira, enfatiza que, com cinco anos de atuação, a locadora, que permite fazer todo o processo de locação pelo celular, já possui mais de 700 mil aluguéis e sua base soma mais de 200 mil clientes. “Esse aporte marca a mudança de patamar da empresa e colabora para o crescimento sustentável da Turbi nos próximos anos. Assumimos uma nova estrutura que otimiza o capital e melhora a rentabilidade da companhia, criando um track record para as próximas emissões e posicionando a Turbi de vez na rota para um IPO”, comenta Lira.
Experiência digital sem papel e sem filas
Com foco em mobilidade e em transformar a forma como as pessoas se locomovem, a Turbi, por meio de tecnologia, oferece uma experiência totalmente digital ao usuário, sem filas e burocracias, mudando o conceito de aluguel de carros no Brasil. Todo o processo de locação do veículo acontece no smartphone do cliente, do cadastro da CNH até a abertura e fechamento do veículo no local escolhido. A empresa opera no modelo "roundtrip'', ou seja, o consumidor deve devolver o veículo no mesmo ponto em que fez a retirada.
Para o cliente, assim que realiza o cadastro, basta escolher o carro no aplicativo, fazer a reserva e retirá-lo no ponto mais próximo. Uma vez que o processo é todo digital, a empresa ocupa estacionamentos privados, seguros e com funcionamento 24 por 7, o que viabiliza maior capilaridade e velocidade na abertura de novos pontos. Para a definição do posicionamento da frota, a Turbi utiliza a avaliação da demanda a partir da geolocalização, compondo mapas de calor anonimizados que, combinados com a inteligência desenvolvida pela companhia, indicam onde os veículos devem ser distribuídos.
Ao chegar no ponto, o cliente identifica o veículo reservado e, ao se aproximar do automóvel, o smartphone sincroniza o carro por Bluetooth, viabilizando o comando de abertura, que acontece em poucos segundos e por meio de um simples clique no celular.Segundo Lira, “conseguimos por meio da tecnologia propiciar uma experiência muito prática para os nossos clientes e, ao mesmo tempo, ter enorme escalabilidade no negócio com agilidade e eficiência de custos e processos”.
Outro grande diferencial da experiência é a checagem de danos no automóvel, que na Turbi é feita pelo próprio usuário. Para isso, ele retira quatro fotos do veículo e envia pelo aplicativo. Essas imagens passam pela inteligência artificial desenvolvida e treinada pela startup, que rapidamente processa as informações e identifica se há algum comprometimento no veículo.
Com a possibilidade de alugar um carro por horas, dias ou meses, o maior número de locações são para viagens de curta duração. De acordo com o executivo, "mais de 70% dos aluguéis são por horas, para ir a uma reunião, fazer compras ou encontrar amigos, por exemplo", acrescenta.
Atualmente a empresa está em oito cidades em São Paulo: capital, Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Osasco, Barueri e Taboão da Serra.
Aluguel de carros avança no Brasil
Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o número de usuários que alugam carros em 2021 cresceu 12,3% em relação ao ano anterior. As mais recentes estatísticas da entidade apontam que, no primeiro trimestre de 2022, as locadoras emplacaram aproximadamente 80 mil veículos novos e a frota total de automóveis do setor ampliou 3,2% no período, passando de 1.136.517 para 1.173.357 unidades. O mercado ainda possui um espaço significativo para crescimento, uma vez que no Brasil a frota de automóveis totaliza mais de 60 milhões de veículos, de acordo com o Ministério da Infraestrutura.
Em 2021, a Turbi superou a marca de R$ 57 milhões de faturamento, número 2,5 vezes maior que em 2020, além de expandir ainda mais a operação na região metropolitana de São Paulo. Com o avanço da vacinação e o retorno das atividades presenciais após a pandemia de Covid-19, a demanda cresceu e neste ano (2022) a empresa superou a marca de 1 milhão de instalações do aplicativo e a expectativa é que esse volume aumente, consideravelmente, até o fim deste ano, impulsionando a receita da companhia. “Nossa ARR (Receita Recorrente Anual) irá atingir mais de R$200 milhões com este aporte”, diz Lira.
Perspectivas
A Turbi tem em seu plano a expansão para as principais cidades da América Latina e pretende começar por outras capitais do Brasil. No entanto, esse movimento está previsto para iniciar apenas em 2023. Por ora, segundo Lira, "há ainda muito espaço a explorar na região metropolitana de São Paulo, que conta com população acima de 21 milhões de pessoas e frota superior a 9,4 milhões de veículos".
Paralelamente ao crescimento da frota por meio da aquisição de veículos, a Turbi está em processo de lançamento da remodelação completa do aplicativo, que contempla funcionalidades identificadas em pesquisas com os clientes nos últimos meses e tem como objetivo ganhos de experiência e usabilidade do usuário.
A empresa, ainda, reforça o produto de assinatura flexível, em que o consumidor pode alugar o veículo a partir de um mês, não precisando assumir um contrato de 12, 18 ou 24 meses, práticas tradicionais do mercado de locação. “Mesmo na assinatura flexível tudo é feito por meio do aplicativo, sem burocracias e com grande agilidade, com a facilidade do cliente escolher o período que é mais aderente à sua necessidade. Atualmente temos mais de 20% da nossa frota em assinatura e a expectativa é que esse produto represente mais de 40% do nosso negócio em 2023, conclui o CEO da Turbi.
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