Offline
Publicidade
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
Fenatran 2022 - Portfolio de tecnologias Cummins impulsiona economia de escala do hidrogênio verde
08/11/2022 09:03 em Ambiente

Solução promissora para um mundo carbono neutro, o hidrogênio verde está nos centros de pesquisa e desenvolvimento da Cummins que já conta com iniciativas bastante avançadas que privilegiam o uso desta tecnologia de zero impacto ambiental para veículos e aplicações industriais e químicas. Desde motores à combustão passando por células de combustível e eletrolisadores para produção de hidrogênio capazes de usar energia de fonte elétrica renovável como hidrelétrica, eólica e solar, as soluções da líder global em energia são estratégicas no processo e compromisso com a descarbonização.
As ações da Cummins integram o plano de sustentabilidade Destino ao Zero para atingir zero emissão até 2050, reduzindo os impactos na qualidade do ar de seus produtos e os gases de efeito estufa (GEE), por  meio dos avanços em soluções baseadas em motores e investimentos em tecnologias certas no momento certo, com uma profunda compreensão dos clientes.
Uma das soluções de energia renovável e limpa para reduzir as emissões de poluentes é a plataforma de motor agnóstico de combustível de baixo carbono. “Trata-se de uma linha de motores à combustão interna que pode operar com combustíveis como diesel, gás natural e hidrogênio, separadamente, por meio de uma arquitetura de motor comum com muita semelhança entre as peças”, explica Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil.
A inovação da Cummins vai protagonizar de forma inteligente, trazendo mais flexibilidade e redução de custo e tempo de desenvolvimento, pois foi projetada para substituir um motor Diesel, mantendo o mesmo powertrain, utilizando tecnologias com as quais OEMs, gerentes de frota e operadores estão familiarizados.
Pioneiro neste processo, o motor Cummins X15H oferece o potencial de levar energia de hidrogênio de carbono zero para caminhões de longa distância de até 44t, com potência máxima de 530 hp (395 kW) e um impressionante pico de torque de 2.600 Nm. O conceito do motor Cummins X15H será exibido durante a Fenatran 2022 que começa hoje, dia 07, no São Paulo Expo (SP).
A Cummins estima que um caminhão pesado, com um sistema de armazenamento de combustível de hidrogênio de alta capacidade e alimentado pelo X15H, ofereça um alcance operacional potencial de mais de 1 mil km. De acordo com as previsões da empresa, o motor a combustão interna a hidrogênio deve chegar no mercado global em 2026.

Células de combustível e eletrolisadores
O engajamento da Cummins rumo à descarbonização inclui tecnologias de células de hidrogênio, proposta da líder global em energia para atingir zero emissão. Neste processo, as células de combustível gera energia elétrica usando o hidrogênio combustível, carregando as baterias do veículo que, por sua vez, alimentam o motor de tração elétrico.
A aquisição estratégica da Hydrogenics Corporation e a formação da joint-venture NPROXX impulsionaram a base da Cummins para o fornecimento de produtos de armazenamento de hidrogênio nos veículos e sistemas de produção desta tecnologia carbono neutro por meio de eletrolisadores já disponíveis e implementadas no Brasil.
A Cummins está presente na maior Usina Hidrelétrica do sistema Furnas, em Itumbiara, responsável por produzir energia para cerca de 4 milhões de pessoas. Por meio de energia fotovoltaica, proveniente de placas flutuantes e em solo, os eletrolisadores Cummins produzem hidrogênio a partir da eletrólise da água.
Em casos de necessidade de geração de energia elétrica como backup, o hidrogênio armazenado pode ser usado na célula de combustível, também instalado no local, para geração de eletricidade.
O hidrogênio verde como fonte de energia é uma solução que se mostra não só viável como também estratégica para a nossa região. Segundo estudo da consultoria McKinsey & Company, a América Latina tem potencial para fornecer 35% do hidrogênio verde do mundo.
Por fim, a Cummins tem um longo histórico de tecnologia avançada e recursos de engenharia e inova mais uma vez em um amplo portfólio de tecnologias de hidrogênio renovável líderes de mercado.

Foto: Divulgação Cummins

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!