Quando o assunto é carro, é muito importante saber alguns conceitos básicos de utilização e manutenção para garantir o bom funcionamento e conservação do veículo. E dentre eles está a utilização do combustível.
Normalmente, nas bombas de abastecimento dos postos, encontram-se as gasolinas comum, aditivada e premium. Mas você sabe qual é a diferença entre elas? Ou se algum dos combustíveis evita o aumento do consumo?
Para sanar as dúvidas, assim como entender as vantagens e desvantagens de cada uma, veja as dicas da distribuidora de combustíveis ON Petro abaixo.
Gasolina Comum x aditivada x premium
A gasolina comum e aditivada são muito semelhantes, e diferem, basicamente, por um único detalhe: na adição de aditivos que uma possui e a outra não. Muita gente não imagina, mas ambas têm a mesma taxa de octanagem, que segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deve ser de no mínimo 87.
Em tempo: a octanagem é o índice de resistência à detonação do combustível. Ou seja, quanto maior for a taxa de octanagem, maior será sua resistência e, assim, melhor o desempenho do automóvel.
Voltando às composições das gasolinas comum e aditivada, os dois tipos apresentam mais de 50 elementos na sua composição total. A diferença está no fato da aditivada ter um pacote em sua fórmula que contém dispersantes químicos como o detergente, que limpa os resíduos gerados pelo combustível na parte interna do motor do veículo.
Ou seja, a grande vantagem da gasolina aditivada é que ela é benéfica para manter a limpeza de todo o sistema de alimentação do combustível do automóvel.
Já a gasolina premium tem sim uma grande diferença. Ela possui maior octanagem, ou seja, melhora o desempenho do carro. Ela e é indicada para automóveis com motores mais potentes, como aqueles importados e esportivos.
Mas afinal, qual gasolina escolher para o seu veículo?
Antes de apontar qual tipo de gasolina é melhor, é preciso saber a potência do motor do seu carro. Essa informação fica no manual do fabricante do veículo.
E neste ponto é válido destacar que, embora a gasolina aditivada dificulte a acumulação de resíduos que interferem negativamente na performance do motor, a mesma não aumenta a potência do veículo. O que ocorre é que a aditivada evita problemas a médio e longo prazo. No entanto, é preciso considerar caso a caso antes de apontá-la como a melhor opção.
De acordo com a ANP – Agência Nacional do Petróleo, nos maiores centros, onde há mais trânsito e tráfego lento de veículos, indica-se mais a gasolina aditivada. Já no caso de deslocamento em estradas, como em viagens, recomenda-se o abastecimento com gasolina comum, afinal, nas rodovias os veículos andam em uma velocidade maior.
É importante ressaltar ainda, que em caso de mudança de utilização da comum para a aditivada, isso deve ser feito aos poucos, de forma gradual, para o veículo se acostumar e não sofrer nenhum dano.
Outra opção para quem quer rodar com a gasolina comum é adicionar aditivos ao tanque. Aí então o desempenho do veículo pode ser praticamente o mesmo de quem utiliza a gasolina aditivada.
Já a gasolina do tipo premium foi criada para ser utilizada em automóveis específicos, especialmente os esportivos importados. Inclusive essa orientação costuma estar no manual do veículo e na tampa do reservatório.
Uma dica importante é que caso o seu carro tenha sido desenvolvido para funcionar com gasolina comum, apesar da gasolina premium possuir maior octanagem e teoricamente melhor aproveitamento do combustível, ele não vai andar mais com a premium. Muito pelo contrário: ela custa mais e não trará benefícios para o motor.
Foto: Divulgação On Petro