A Stellantis N.V. anunciou hoje um plano abrangente para sua Unidade de Negócios de Economia Circular atingir mais de € 2 bilhões em receitas até 2030 e impulsionar a meta agressiva de descarbonização da empresa, com balanço líquido zero de carbono até 2038.
Como uma das sete áreas de negócios acretivas anunciadas no plano estratégico Dare Forward 2030, esta unidade está expandindo sua abordagem rigorosa de 360 graus com base na estratégia 4R – Reman, Repair, Reuse e Recycle ou Remanufaturar, Reparar, Reutilizar e Reciclar – para atender às responsabilidades éticas da empresa com o futuro e trazer valor financeiro para a Stellantis.
“A Stellantis está na corrida para construir um negócio sustentável e lucrativo com base nos princípios da economia circular nos mercados em que operamos”, disse Alison Jones, vice-presidente sênior da Stellantis para a Unidade de Negócios de Economia Circular. “Temos colegas qualificados e parceiros confiáveis para lidar com nossas atividades atuais. Com nossa mentalidade 4R, agora estamos ampliando com um rigor intenso, construindo nossas capacidades, equipes e instalações, criando um ecossistema inteligente e integrado para gerenciar melhor a escassez de materiais e nosso impulso para o carbono líquido zero”.
Os principais objetivos da Unidade de Negócios de Economia Circular são prolongar a vida útil dos veículos e peças, garantindo sua maior durabilidade, e devolver materiais e veículos em fim de vida ao ciclo de fabricação de novos veículos e produtos. Esta metodologia complementa os princípios de 'Design para a Economia Circular', que são fundamentais para o novo Citroën 'oli' [all-ë], um veículo familiar multi-atividade conceitual que utiliza materiais leves e reciclados, processos de produção sustentáveis, acessibilidade, durabilidade para uma vida útil estendida e reciclabilidade responsável no final da vida útil.
A estratégia 4R da Economia Circular
A Stellantis desenvolveu um negócio abrangente de 360 graus com base na estratégia 4R: Reman, Repair, Reuse e Recycle ou Remanufaturar, Reparar, Reutilizar e Reciclar. É um ecossistema integrado que é vital para preservar e proteger os recursos do planeta.
• Reman (Remanufaturar) – Peças usadas, gastas ou defeituosas são completamente desmontadas, limpas e remanufaturadas de acordo com as especificações originais. Quase 12 mil peças abrangendo 40 linhas de produtos, incluindo baterias de veículos elétricos, estão disponíveis.
• Repair (Reparar) – As peças gastas são reparadas e reinstaladas nos veículos dos clientes. Em 21 locais ao redor do mundo, e-repair centers trabalham com baterias de veículos elétricos.
• Reuse (Reutilizar) – Aproximadamente 4,5 milhões de peças multimarcas em estoque, ainda em bom estado, são recuperadas de veículos em fim de vida e vendidas em 155 países por meio da plataforma de e-commerce B-Parts.
• Recycle (Reciclar) – Resíduos de produção e veículos em fim de vida são reinseridos no processo de fabricação. Em apenas seis meses, a unidade de negócios coletou 1 milhão de peças recicladas.
‘Hubs’ complementados por ‘loops’ locais
O plano da Unidade de Negócios de Economia Circular da Stellantis exige um aumento agressivo de volumes e expansão para novos países, garantindo inovação e requalificação constantes para novas tecnologias.
Em setembro, a Stellantis anunciou que seu principal Centro de Economia Circular será lançado em 2023, no Complexo Mirafiori, na Itália. A operação dedicada permitirá a expansão das atividades atuais da Stellantis e apoiará seu modelo de negócios 'cradle-to-cradle' (‘do berço ao berço’) na Europa. O ‘Hub’ abrigará atividades de recondicionamento de veículos, desmontagem de veículos e remanufatura de peças, com o escopo definido para expandir-se ainda mais globalmente. A ambição da unidade de negócio é também complementar à aquisição, em 2016, da Aramis, líder europeu na compra e venda online multimarca de veículos usados, que contará até o final do ano com sete centros de renovação próprios, estrategicamente distribuídos na Europa Ocidental e Central.
Além dos ‘hubs’ de economia circular, a unidade de negócios usará ‘loops’ locais para manter produtos e materiais dentro dos países, agilizando as entregas para os clientes. No Brasil, peças-chave, ou seja, motores de partida e alternadores dos veículos da marca Stellantis, são remanufaturados, distribuídos e vendidos em 1 mil concessionárias locais – apoiando a filosofia da Economia Circular e a busca pelo balanço líquido zero de carbono.
Isso se baseia nas habilidades que a empresa possui atualmente e é outro passo importante na implementação do plano estratégico para a Unidade de Negócios de Economia Circular da Stellantis, pois visa quadruplicar as receitas de peças e serviços focados na vida útil estendida e aumentar as receitas de reciclagem em dez vezes até 2030 na comparação com 2021.
Apresentando o SUSTAINera
Com a expansão das atividades de Economia Circular, a Unidade de Negócios também está lançando seu novo selo SUSTAINera para peças e acessórios, indicando uma economia de até 80% de materiais e 50% de energia em relação às peças novas equivalentes. Os valores são determinados por meio de uma análise do ciclo de vida do best-seller correspondente em cada família de produtos de acordo com uma metodologia aprovada pela Sphera, empresa independente.
“O selo SUSTAINera representa nossa promessa de fornecer produtos e serviços sustentáveis, transparentes e acessíveis a nossos clientes para todas as marcas de veículos, sem comprometer a qualidade, preservando o meio ambiente por meio da diminuição do desperdício e do menor uso dos recursos do nosso planeta”, disse Alison Jones.
Escolhido entre centenas de propostas de funcionários da Stellantis, o selo SUSTAINera incorpora, sobretudo, o valor central da empresa de criar um futuro melhor por meio de um negócio responsável, entrando em uma nova era de sustentabilidade.
Foto: Divulgação Stellantis