De olho no crescente mercado de carros elétricos e híbridos, a SolarVolt, maior integradora solar de Minas Gerais e uma das principais do país, criou uma nova unidade de negócios chamada VOOLTA, para oferecer soluções de engenharia para o setor. A marca será lançada oficialmente na segunda quinzena de outubro/22.
A nova unidade é especializada em projetos, fornecimento de equipamentos e instalação para a infraestrutura de carregadores de veículos elétricos rápidos (CA) e ultra-rápidos (CC). A empresa disponibiliza para seus clientes, consultores especializados que prestam suporte técnico com informações regulatórias, técnicas e financeiras para que a escolha do carregador seja aderente à necessidade real de utilização.
De acordo com Gabriel Guimarães, sócio-fundador e diretor Comercial da SolarVolt Energia e da VOOLTA, a ideia surgiu diante da demanda natural de clientes que adquiriram carros elétricos e híbridos e encontraram dificuldades de localizar uma empresa especializada para instalar os carregadores. “Acreditamos muito nesse mercado devido à tendência mundial de eletrificação da frota de automóveis leves e pesados nos próximos anos”, explica.
Atualmente, a VOOLTA já forneceu e instalou carregadores em shoppings, concessionárias, locadoras de veículos, condomínios residenciais, estacionamentos, postos de gasolina, hotéis, farmácias, lojas de varejo, redes de supermercados, frotistas, distribuidoras de energia, entre outros.
No site, o cliente pode acessar um espaço exclusivo para fazer a solicitação de um orçamento da solução de engenharia, fornecimento e instalação de carregadores elétricos veiculares.
Veículos elétricos
Esses tipos de veículos funcionam por meio de corrente elétrica a partir de quatro componentes básicos: bateria, motor elétrico, conversor, inversor e sistema de frenagem regenerativa. Os automóveis 100% elétricos (VEs) ou híbridos plug-in, necessitam de uma fonte de alimentação externa para o carregamento de suas baterias. Geralmente ao fazer uma aquisição destes veículos, são fornecidos pelos fabricantes os carregadores e os cabos para seu carregamento.
Os modelos são uma alternativa sustentável e limpa, pois não emitem gases poluentes na atmosfera, diferentemente dos automóveis tradicionais que funcionam a base de combustíveis fósseis derivados do petróleo. No Brasil a redução de emissões é muito relevante já que a energia utilizada para carregar os veículos vem de uma matriz energética com mais de 80% de energias renováveis.
Foto: Reprodução