A Renault do Brasil, mais uma vez, reforça o seu compromisso com a transparência no desenvolvimento sustentável e publica a 11ª edição do seu Relatório de Sustentabilidade relativo às atividades realizadas em 2021. E agora sob um novo formato, mais interativo, de fácil visualização e totalmente digital.
O relatório tem como destaque a nova política de responsabilidade socioambiental do Renault Group, anunciada em 2021. Ela estabelece compromissos públicos em três eixos de atuação: a contribuição para a transição ambiental, pela neutralização das emissões de carbono; a segurança dos clientes no trânsito e dos colaboradores no local de trabalho; e a inclusão, favorecendo a empregabilidade, a equidade e a solidariedade.
A montadora atualizou a sua matriz de materialidade, por meio de uma nova consulta com stakeholders externos e internos. A partir da análise das informações levantadas, chegou-se a uma lista de nove temas mais relevantes:
· Ética de transparência.
· Emissões de gases de efeito estufa na produção e demais atividades, saúde e segurança dos trabalhadores.
· Qualidade dos veículos
· Satisfação dos Clientes
· Segurança dos passageiros e usuários no trânsito
· Ecoeficiência do produto
· Desenvolvimento dos territórios onde a empresa opera
· Diversidade e Inclusão
“Em meio a um contexto desafiador para a economia global e para o setor de automóveis em particular, o Renault Group anunciou em 2021 uma nova política de Responsabilidade Socioambiental. O plano estabelece compromissos públicos em três eixos de atuação: a contribuição para a transição ambiental, pela neutralização as emissões de carbono; a segurança dos clientes no trânsito e dos colaboradores no local de trabalho; e a inclusão, favorecendo a empregabilidade, a equidade e a solidariedade aos nossos colaboradores”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
No aspecto ambiental o destaque é o projeto Aterro Zero, uma iniciativa implementada pela montadora em 2016, que internalizou a gestão de resíduos da fabricação e introduziu o conceito de economia circular, com ganhos substanciais para o meio ambiente e para a empresa. Em 2021, sexto ano de operação do projeto, mais de 40.000 toneladas de resíduos foram reinseridas no ciclo produtivo.
Já no pilar social, nossa atuação mais ampla junto à sociedade se dá por meio do Instituto Renault que, desde 2010, desenvolve projetos de impacto social, privilegiando a educação profissional e a geração de renda, como forma de transformar vidas e comunidades, resgatando famílias em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, o Instituto Renault reforçou suas ações de inclusão e segurança no trânsito, alcançando mais de 41 mil pessoas.
O destaque do eixo governança é o Prêmio ESG Renault, lançado em 2021, com o objetivo de estimular a rede de concessionárias de todo o país a implementarem ações de responsabilidade socioambiental. A primeira edição do prêmio contou com 227 projetos inscritos e 11 concessionárias reconhecidas.
O Relatório de Sustentabilidade da Renault do Brasil está disponível no site do Instituto Renault, braço social da Renault e responsável pela elaboração e publicação do documento.
Instituto Renault
A nova estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social.
Nos últimos 10 anos, o Instituto Renault já impactou mais de 830 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável. Com a nova estratégia Socioambiental, reestruturamos os pilares para Inclusão e Segurança no Trânsito.
Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.
O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 96 mil pessoas desde 2005.
A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações em gastronomia e costura para promover a geração de renda, a AMARB formou 171 pessoas em 2021, contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.
Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. São 196 jovens formados em cinco turmas do programa. Dentre as quatro turmas anteriores, 82% dos jovens formados já estão empregados.
Na Segurança no Trânsito, a Renault é signatária do “Programa Laço Amarelo” e promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 260 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.
Além disso, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono, a Renault já comercializou mais de 500 veículos 100% elétricos no Brasil.
Foto: Divulgação Renault