Embora a maioria das frotas de ônibus e caminhão já realizam esse processo no Brasil hoje em dia, muitas continuam perdendo pneus pela impossibilidade de recapar.
O processo de recapagem tem um preço médio de 400 reais. Se for comparado à aquisição de um único pneu novo por um mínimo de 2 mil reais, não parece mais tão caro. Assim, fica muito visível o motivo de a recapagem de pneus ser uma ferramenta e opção de economia para as transportadoras.
Falando ainda sobre o aspecto ecônomico, a recapagem de pneus utiliza apenas 20% da matéria-prima necessária para a produção de um pneu novo.
Agora, é possível falar a respeito do lado da sustentabilidade: os pneus duram em média 5 anos. Isso, é claro, se você faz uma boa gestão de pneus e os mantém sempre calibrados, limpos. Uma rotina de inspeção dos pneus vai te ajudar nisso e você pode contar com ferramentas que tornarão essa rotina mais eficiente e produtiva, como o Prolog App, uma ferramenta para gestão de pneus ágil e descomplicada.
Antes disso, você precisa saber que: os pneus recapados podem durar até mais 2 anos após realizado o processo. Como este pode ser repetido mais 1 ou 2 vezes ainda, você ganha uma média de 5 anos a mais para os pneus da frota.
Lembre-se: para a recapagem ter essa durabilidade, a gestão dos pneus é ainda mais crucial.
Separamos algumas questões para deixar o assunto o mais claro possível!
“A recapagem é mais comumente feita em pneus de veículos pesados. Para veículos leves, apesar de ser possível, não é uma prática recomendada. Inclusive, é proibida para veículos como ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos.”, explica o sócio fundador e CTO no Prolog App, Luiz Felipe Pereira.
Qual a diferença entre recapagem e reforma?
Os pneus reformados também podem ser recauchutados ou remoldados. Os processos são diferentes. Neste primeiro, a borracha é “substituída” em toda a superfície de contato dos pneus — mas a borracha velha não é retirada, a aplicação é feita sobre ela.
Já na remoldagem, o pneu passa por um processo de reconstrução. Toda a borracha e componentes são retirados, ficando apenas a estrutura interna do pneu para utilizar materiais novos e ter um produto seminovo no final.
Depois de todas essas informações, fica díficil não entender que a recapagem de pneus é um ponto positivo e econômico para a frota.
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