Se você quer um carro divertido, quer fugir da alta de combustíveis e ficar de bem com a sua consciência ambiental e, principalmente, tem uma grana sobrando no banco, o JAC E-JS1 é uma excelente opção. O carrinho elétrico, desenvolvido em conjunto com a Volkswagen, chama a atenção por onde passa. Seu design e suas cores contribuem muito para isso, mas o interesse cresce ainda mais pelo fato de não fazer barulho e o logotipo confirmar de que se trata de um carro 100% elétrico.
Se no aspecto externo o JAC E-JS1 é bem resolvido, no interior houve o mesmo capricho dos designers. Apesar da abundância do uso de plástico, os bancos dianteiros acomodam bem, são revestidos de couro ecológico e o uso de cores confere um aspecto de esportividade ao modelo.
Tudo parece estar no lugar que deveria. A nota destoante é a chave de comando dos faróis que não acompanha a modernidade do carrinho. A ausência de botões conferem um visual limpo ao painel e é compensada pela central multimídia com tela touch de cristal líquido de 10,25”. Alí você encontra as informações que precisa, passando pelos comandos do ar condicionado e pressão dos pneus. O painel central também é muito bem resolvido e traz informações que permitem ao condutor monitorar o comportamento do carrinho.
O JAC E-JS1 vem com chave apenas para abrir e fechar as portas. A partida é dada por um botão localizado no console central, outra solução interessante presente no modelo. A peça parte do painel, logo abaixo da saída de ar, e vem até o encosto dos bancos dianteiros e, além do já citado botão de partida, tem um rebaixo para carregar celulares por indução. Na parte inferior há entradas USB e uma tomada convencional para recarga de celular, além de lugar para acomodar duas garrafas.
Antes de falar dos atributos de desempenho do JAC E-JS1 é importante destacar de que se trata de um carro urbano. Isto que dizer que ele acomoda quatro adultos e uma criança com conforto e já vem equipado com isofix para prender a cadeirinha. Seu porta-luvas, ops!, perdão, seu porta-malas de apenas 121 litros não acomoda quase nada de bagagem, o que confirma sua vocação para uso urbano. O espaço para volumes pode ser ampliado por conta do banco bi-partido 40/60%.
Em termos de equipamentos de segurança o JAC E-JS1 é bem servido. Possui airbag duplo dianteiro; função Auto Hold, que imobiliza o veículo ao parar; freios ABS, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro e câmera, acionada toda vez que a ré é engatada; faróis com luz de LED que proporcionam excelente iluminação noturna; sistema de partida em rampa; controle de estabilidade entre outros.
A tecnologia também está presente em abundância no JAC E-JS1. Além da central multimídia touch já citada, o carrinho vem equipado com Bluetooth e mirror link; volante multifuncional revestido em couro ecológico com regulagem de altura que abriga os comandos do rádio e do piloto automático; vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema antiesmagamento e fechamento no controle.
Quanto ao desempenho o JAC E-JS1 não decepciona. Equipado com motor 100% elétrico de 10 kW e 62 cv, o modelo tem velocidade máxima limitada em 110 km/h para economizar energia. Segundo o fabricante o carrinho acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, tem torque de 150 Nm e autonomia de até 320 km, se conduzido no modo Eco. Como num carro movido a combustível, o consumo vai depender do modo de condução. É tentador pisar fundo nas arrancadas, pois, os elétricos despejam todo o torque muito mais rápido que os motores convencionais. Na subida da rodovia dos Imigrantes, com três pessoas a bordo mais bagagem o aumento do consumo foi perceptível.
Um detalhe interessante é que pelo fato de o conjunto de baterias ficar no assoalho e o peso total passar dos 1.600kg, o carrinho gruda no chão. Mas é sempre importante destacar, o JAC E-JS1 é um veículo para ser usado na cidade.
Como último destaque vale sempre lembrar que ainda não há pontos de abastecimento de carros elétricos em profusão na cidade e menos ainda em estradas. Assim, é importantíssimo se planejar para não ficar sem carga. Segundo o fabricante, a carga rápida do JAC E-JS1 é feita em 30 minutos; a normal em 3h30 e na tomada 220V, em 12h. Mas tudo isso vai depender do tipo de carregador oferecido. No teste, o JAC E-JS1 foi levado ao estacionamento de um supermercado para receber carga com 15% de energia restante e o mostrador do carregador apontou que seriam necessárias mais de 4 horas para o carregamento total, o que convenhamos, é um transtorno. E nunca é demais lembrar, carros elétricos não pegam no tranco e não podem ser rebocados. Em caso de pane só sai do lugar sobre um guincho.
O ponto negativo dos carros elétricos e com o JAC E-JS1 não poderia ser diferente é o preço: o modelo é vendido no Brasil por R$ 159.900, o que não é nada atraente se olharmos as opções de veículos movidos a combustível nessa faixa de preço. Por isso, recomendamos a todos que nos consultam nos perguntam se é vantagem comprar um elétrico que pense em como se pretende utilizá-lo. Apesar da garantia de cinco anos sem limite de quilometragem, a JAC, assim como a maioria das montadoras instaladas aqui, não oferece a alternativa de garantia de recompra. Então, como o mercado ainda é insipiente e demorará muitos anos para se firmar, se é que vai se firmar, você corre o sério risco de ficar casado com seu elétrico para o resto da vida.
Fotos: Lupercio Tomaz