Após dois anos de incertezas causadas pela pandemia do coronavírus, as tradicionais férias já voltaram a ocupar o calendário e o planejamento de muitas famílias pelo Brasil a fora. Usado para descansar e aproveitar a pausa no ano escolar, o período requer uma atenção especial de quem vai pegar as estradas.
Os proprietários de veículos precisam tomar cuidados extras para garantir a segurança e conforto de quem vai sair de casa neste período.
Único ponto de contato entre os veículos e o solo, os pneus são imprescindíveis e sua manutenção deve estar em dia para que não haja problemas nas viagens.
Uma das principais fabricantes de pneus do Brasil, a Dunlop trabalha para oferecer produtos de qualidade e preza pela segurança dos clientes. Por isso, a empresa destaca 3 dicas especiais para quem vai aproveitar o período de férias pelas rodovias brasileiras.
Calibragem
O recomendado é que ao menos a cada 15 dias se faça a calibragem dos pneus. O ideal é fazer com o veículo frio, ou logo após um deslocamento curto até um posto de combustível, por exemplo.
Rodízio
Leve em consideração o que está indicado no manual do veículo e no certificado de garantia dos pneus. O rodízio entre 5 e 10 mil quilômetros otimiza o rendimento e durabilidade dos pneus e assegura um rodar confortável.
Alinhamento e balanceamento
Realize sempre que notar trepidação ou desalinhamento no curso da direção, ou também de maneira preventiva. Um carro desalinhado “puxa” para um dos lados e faz com que o pneu se desgaste irregularmente. Já pneus desbalanceados consomem mais combustível e tornam o rodar bastante desconfortável.
“A Dunlop atua todos os dias para entregar o que há de melhor para os nossos clientes. Neste período de férias, buscamos apresentar dicas aparentemente rotineiras, mas que fazem a maior diferença quando o assunto é a segurança de quem viaja”, explica Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop.
Foto: Reprodução