Offline
Publicidade
Publicidade
Desfile leva raridades do antigomobilismo para as ruas de Araxá (MG)
19/07/2022 08:52 em Turismo

A cidade de Araxá, no interior de Minas Gerais, tem muita história para contar. O nome, que significa ‘lugar alto onde primeiro se avista o sol’ é uma referência à população indígena que viveu por lá até o século XVIII. Pelas ruas da cidade ainda é possível encontrar espaços que remetem aos “Arachás” e a grandes personagens que viveram no município como Dona Beja e Calmon Barreto, que têm as histórias preservadas em casarões da região central. Este cenário, que se integra a outros patrimônios históricos e culturais, valoriza uma das mais charmosas atividades do Brazil Classics Kia Show – Encontro Nacional de Carros Antigos.
No próximo dia 30 de julho, um sábado, 50 raridades do antigomobilismo deixam o pátio do Grande Hotel do Barreiro para um passeio cheio de charme e história pelas ruas e avenidas da cidade. “O encontro já é um espetáculo por si só, mas o desfile é sensacional. Além de mostrar os carros e colocá-los para rodar um pouquinho, podemos oferecer aos expositores momentos inesquecíveis pelas ruas de Araxá. Uma viagem no tempo”, diz Otávio Pinto de Carvalho, um dos diretores do Veteran Car - MG.
O desfile começa às 10h. Do Complexo do Barreiro os carros seguem para a região central de Araxá. De lá, alguns quilômetros pela histórica Avenida Imbiara até uma pausa para que todos possam conhecer uma área de preservação de animais do cerrado da CBMM. A volta é pela estrada velha do Barreiro, de pedras e cercada pelo verde. “O passeio é livre, não é obrigatório, mas só podem participar carros antigos. É uma forma que temos ainda de interagir com a população local, que vibra com essa passagem, faz fotos, enfim, tenho certeza que relembra e tem saudade da época em que esses carros passeavam diariamente pelas ruas da cidade”, ressalta Otávio.  
 
Premiação
Ainda no sábado (30) outro destaque da programação é a premiação dos melhores carros e colecionadores do encontro. “A gente faz questão de criar um espaço apropriado. O desfile de premiação é algo bem sofisticado, realmente um show à parte.  Cada carro que desfila nos tapetes passa por uma cortina de fumaça, com muita luz e trilha sonora própria da época do automóvel. Enquanto ele passa contamos um pouco da história daquele automóvel”, explica o diretor do Veteran Car – MG.
Seguindo a tradição, carros dos anos 80, 70 e 60 entram primeiro; seguidos daqueles dos anos 50, 40 e 30. São pelo menos quatro premiações em disputa. “Isso porque fora aquelas fixas, normalmente os clubes e jornalistas também fazem premiações durante o evento. São carros tão bons, tão raros que é difícil escolher. Todos que participam têm um grande significado para o antigomobilismo”, diz.  
 
Prêmios
- Prêmio OG Pozzoli – Premiação que leva o nome de uma das maiores referências do antigomobilismo nacional, o Prêmio Og Pozzoli é concedido a carros não restaurados, conhecidos como testemunhas de época.
- Troféu Federação Brasileira de Veículos Antigos - É oferecido pela própria Federação que escolhe carros que foram de uma mesma família ou que tenham alguma história interessante.  
- Toféu Lalique – A estatueta, uma referência ao cristal símbolo dos radiadores da Lalique, é dada ao colecionador de destaque da edição. Trata-se de um troféu que fica com o vencedor de forma transitória. No próximo ano, o mesmo é entregue a outro colecionador, mas mantém em sua base os nomes de todos os premiados.
- Troféu Roberto Lee - Referência a um dos precursores das grandes coleções de carros antigos no Brasil, o troféu é entregue ao dono do melhor automóvel do evento (original, perfeitamente conservado ou restaurado dentro dos padrões originais). Este troféu também é transitório. Na última edição, o vencedor foi um Packard 1930, que pertence ao presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini.
 
Brazil Classics Kia Show 2022
O Encontro Nacional de Carros Antigos em Araxá - Brazil Classics Kia Show 2022 – é uma realização do Veteran Car – MG, com o patrocínio máster da Kia. As atividades culturais são realizadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Neste ano, o evento volta a encher de charme a cidade mineira de Araxá, de 28 a 31 de julho. Duzentas e cinquenta raridades serão expostas nesta edição, que vai destacar conversíveis que fizeram história e estão no imaginário dos amantes do mundo dos carros antigos. Serão quatro dias com extensa programação que inclui ainda o leilão de automóveis, um desfile de carros antigos com premiação por categorias, uma feira de peças e atividades culturais.
 
Programação cultural
Esta será a segunda vez que o Encontro Nacional de Carros Antigos em Araxá terá uma programação cultural realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Mesmo antes do evento começar, três escolas públicas locais serão contempladas com a visita de um especialista em patrimônio cultural que fará uma palestra aos alunos e professores. Durante o Brazil Classics Kia Show haverá uma exposição fotográfica, intervenções cênicas, mostra de dança e peças teatrais. A música, lógico, também não poderia ficar de fora. Haverá uma programação diversificada, com muitos estilos e o melhor da música instrumental local e nacional.

Foto: Divulgação Brazil Classics Kia Show 2022

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!