A Volkswagen mantém consistentemente sua estratégia de mobilidade elétrica: para dar início à sua ofensiva de baterias, o Grupo lançou hoje a pedra fundamental de sua primeira fábrica de células em Salzgitter, na presença do chanceler alemão Olaf Scholz. A produção começará em 2025. A responsabilidade pelo negócio global de baterias será assumida pela recém-criada empresa "PowerCo", com efeito imediato. Além da produção de células, a nova empresa será responsável por atividades ao longo de toda a cadeia de valor das baterias. Até 2030, a PowerCo deverá investir juntamente com parceiros mais de €20 bilhões na área de negócios, gerando vendas anuais acima de €20 bilhões e empregar até 20 mil pessoas apenas na Europa.
Sobre a cerimônia de início das obras, o chanceler alemão Olaf Scholz declarou: "Hoje é um bom dia para a indústria automotiva na Alemanha e na Europa. A Volkswagen está mostrando como poderá ser o futuro da mobilidade sustentável e compatível com o clima. Juntos, estamos lançando a fundação para dar forma a esse futuro de forma significativamente ampla aqui em Salzgitter."
Herbert Diess, CEO da Volkswagen AG afirmou: "Hoje não estamos apenas lançando uma pedra fundamental, mas também estabelecendo um marco estratégico. O negócio de células de baterias é um dos fundamentos de nossa estratégia NEW AUTO, que tornará a Volkswagen uma provedora líder da mobilidade sustentável e orientada por software do amanhã. Estabelecer nossa própria fábrica de células é um megaprojeto em termos técnicos e econômicos. Isso demonstra que estamos trazendo a tecnologia de ponta do futuro para a Alemanha!"
PowerCo reúne atividades globais com baterias
O Grupo Volkswagen está reunindo todas as suas atividades globais relativas a baterias na empresa europeia (SE) PowerCo. A empresa irá gerenciar a partir de Salzgitter, com efeito imediato, as operações internacionais de fabricação, o futuro desenvolvimento da tecnologia das células, a integração vertical da cadeia de valor e o fornecimento de maquinário e equipamento às fábricas. Para mais à frente estão planejados mais produtos, como grandes sistemas de armazenamento para a rede de energia. Após Salzgitter, a próxima fábrica de células será localizada em Valência. No momento, estão sendo determinados os locais para mais três fábricas de células na Europa. Além da Europa, a PowerCo também está estudando a possibilidade e estabelecer outras gigafábricas na América do Norte.
A PowerCo será dirigida pelo CEO Frank Blome e os membros do Conselho Sebastian Wolf (Chief Operations Officer), Kai Alexander Müller (Chief Financial Officer), Soonho Ahn (Chief Technology Officer), Jörg Teichmann (Chief Purchasing Officer) e Sebastian Krapoth (Chief Human Resources Officer).
Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração da Volkswagen AG responsável pela área de Tecnologia e presidente do Conselho Supervisor da PowerCo disse: "Com a construção de nossa primeira fábrica de células doméstica, estamos implementando consistentemente nossas diretrizes tecnológicas. A PowerCo será um player global na área de baterias. A maior força da empresa será a integração vertical desde as matérias primas e a célula, diretamente até a reciclagem. No futuro, vamos conduzir todas as atividades relevantes domesticamente e ganhar uma vantagem competitiva na corrida para assumir a liderança na mobilidade elétrica. Para essa grande conquista, temos assegurada uma equipe de ponta."
Daniela Cavallo, presidente do Conselho de Trabalhadores Geral e do Grupo da Volkswagen AG, declarou: "Hoje é um dia para comemorar. No coração da Europa, estamos criando um novo segmento orientado para o futuro e mais de 20 mil futuros empregos assegurados, incluindo 5 mil apenas em Salzgitter, na casa da VW. Nosso profundo compromisso e a responsabilidade pela transformação de nossa fábrica de motores e a exemplar retenção de empregos seguros para seus empregados continua. Esse princípio continua sendo uma de nossas diretrizes, assim como tem sido na área voltada ao futuro das baterias desde um estágio bem inicial, e está firmemente ancorado no Pacto para o Futuro e tem sido fortemente defendido por muitos anos. Como resultado desses esforços, agora temos uma demonstração de transformação ecológica e social."
Segundo o ministro-presidente da Baixa Saxônia, Stephan Weil: "Em Salzgitter, podemos ver a transformação da indústria automotiva mais claramente que em qualquer outro lugar na Alemanha. Células de baterias logo serão produzidas onde os motores convencionais continuam saindo da linha de produção. Empregos para o futuro estão sendo criados aqui. No futuro, o coração da indústria automotiva será elétrico. E ele pulsará aqui, na Baixa Saxônia."
Fábrica padrão e célula unificada permitirão rápida disseminação global
Por ocasião da cerimônia de início das obras, o Grupo apresentou pela primeira vez o conceito da fábrica padrão. Salzgitter deverá ser um modelo para fábricas de células na Europa e estabelecerá novos parâmetros em termos de sustentabilidade e inovação. "Aquilo que testamos milhões de vezes com as plataformas de veículos como a MQB e MEB também servirá como fundação para estabelecer a produção de células: vamos padronizar com base nos padrões europeus e aumentar a escala. Dessa forma, combinaremos velocidade e otimização de custos com os mais altos níveis de qualidade", disse o CEO da PowerCo Frank Blome. A padronização não irá incluir apenas equipamento, prédios e infraestrutura, mas também os produtos, processos e TI (Tecnologia da Informação). Assim, as fábricas poderão ser convertidas rapidamente para futuros produtos e serão criadas inovações na produção. Cada fábrica irá operar 100 por cento com eletricidade de fontes regenerativas e será projetada para uma futura reciclagem em ciclo fechado.
A Volkswagen também apresentou a célula unificada prismática anunciada no Power Day em 2021. Ela permite o uso flexível de uma variedade de diferentes químicas para as células e será usada em até 80 por cento de todos os modelos do Grupo. Em Salzgitter, as células unificadas para o segmento de grande volume serão produzidas a partir de 2025. No futuro, a fábrica deverá atingir uma capacidade anual de 40 GWh - o suficiente para cerca de 500 mil veículos elétricos. Em 2030, o Grupo Volkswagen pretende operar em toda a Europa seis fábricas de células, juntamente com seus parceiros, com um volume total de 240 GWh. As novas células unificadas geram efeitos de sinergia e vão reduzir os custos das baterias em até 50 por cento. Os protótipos produzidos até agora já demonstraram um desempenho altamente promissor relativamente à autonomia, tempos de carga e segurança - pré-requisitos essenciais para um futuro padrão industrial.
Foto: Divulgação Volkswagen