O mercado de veículos híbridos e elétricos está a cada instante mais expandido, o que torna impossível ignorá-lo. Só no Brasil houve avanço de 78% nas vendas desses modelos nos primeiros quatro meses de 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Os eletrificados atingiram 3.123 emplacamentos somente em abril, o que totalizou 12.976 unidades vendidas no acumulado do ano, contra 7.290 no primeiro quadrimestre de 2021.
As diferenças entre veículos híbridos e elétricos daqueles a combustão vão, de fato, muito além da configuração do motor e da economia de combustível. E um dos pontos que chama a atenção está na blindagem desses modelos. Os eletrificados podem ser blindados como qualquer outro veículo, não há dúvidas, no entanto, há diferenças imensas na hora de executar o serviço
“Muitas vezes o veículo híbrido ou elétrico tem motores ou unidades geradoras de força em mais de uma posição. Há veículos que têm motor no compartimento do capô além de outro no porta-malas. Assim acontece também com as unidades armazenadoras de energia. Isso faz com que haja mais cabos e chicotes elétricos distribuídos pelo veículo e esta situação exige maior cuidado durante a blindagem além de um projeto de balística exclusiva”, alerta Olavo Ehmke, sócio-diretor do grupo empresarial Autobunkers Defense, referência nacional em blindagem automotiva, com mais de 20 anos de experiência e que já executou mais de 7 mil blindagens. De acordo com o especialista, híbridos e elétricos não aceitam soldas ou outros processos que gerem descargas elétricas no carro. “Inclusive, os veículos híbridos e elétricos devem permanecer isolados do solo com o uso de cavaletes de plástico ou borracha. Nestes veículos utilizamos a blindagem Aramid Gold que é uma tecnologia exclusiva de uma blindagem executada em manta aramida e dispensa peças em aço”.
O Grupo Autobunkers Defense lançou no ano passado esta nova blindagem veicular que tem como diferencial a adoção 100% da manta aramida, revestimento produzido em Kevlar, que oferece a mesma resistência balística que o aço, mas com redução do peso do veículo.
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