Offline
Publicidade
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
Cummins Water Works prevê impactar mais de 16 milhões de pessoas no Brasil até 2030
07/06/2022 08:40 em Sustentabilidade

Lançado em 2021, o Cummins Water Works (CWW) estende o compromisso da líder em tecnologia com a sustentabilidade ambiental, com foco em garantir a disponibilidade e o gerenciamento sustentável da água nas comunidades onde está presente. O Brasil está entre os países prioritários e o programa avança por meio de parcerias estratégicas, que têm permitido  acelerar iniciativas como o Fundo de Água de São Paulo, que impactarão direta e indiretamente mais de 16 milhões de pessoas até 2030.
“A água é o principal meio pelo qual experimentamos os efeitos das mudanças climáticas – desde a seca até as inundações. E a Cummins acredita no papel das empresas nas coligações. Dentro da agenda ESG, precisamos assumir compromissos claros e públicos e precisamos de união”, afirma Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil.
“A nossa missão é melhorar a vida das pessoas, gerando mais prosperidade. Nenhuma comunidade vai prosperar sem água e todos os impactos causados na disponibilidade da água refletem diretamente na educação. Temos habilidades específicas para contribuir por meio de nossos processos internos e, olhando para fora, atendendo às necessidades de importantes parceiros”, reforça Rishi.
O CWW está integrado à estratégia de sustentabilidade da companhia, o PLANET 2050, focada em três áreas prioritárias: abordar as mudanças climáticas e as emissões atmosféricas, usar os recursos naturais da maneira mais sustentável e melhorar as comunidades.
A The Nature Conservancy (TNC) e a Water.org, organizações parcerias da Cummins no programa CWW, estão empenhadas em enfrentar as crises de clima, água e biodiversidade por meio de ações e projetos que visam a adaptação e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, reduzindo o impacto negativo para a sociedade. Uma das formas de atuação está na preservação, recuperação e governança das águas de forma a ampliar a segurança hídrica.
Além desta parceria, há as ações lideradas pelo time de colaboradores voluntários da Cummins por meio de pilares prioritários: contribuir com a comunidade, gerando menos impacto; contribuir com a mudança climática e com o desenvolvimento de novas tecnologias; zero desperdício com o reuso de água.
Segundo Soraia Senhorini Franco, gerente da área de Responsabilidade Corporativa da Cummins, “nestas parcerias, temos o investimento social por parte da Fundação Cummins dedicado  a organizações especialistas nestes grandes temas e que trabalham de forma diversa. A Water.org, por exemplo, por meio de microfinanciamento, é responsável por levar acesso água para as comunidades mais carentes, ou seja, o foco é no usuário final. Já a TNC foca diretamente na conservação de nascentes e mananciais para redução de erosões e garantir maior retenção de água e segurança hídrica”.
 
Fundo de Água de São Paulo
O programa visa ampliar  a segurança hídrica nas bacias responsáveis pelo abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, que vêm sofrendo com a escassez hídrica dos últimos anos.
De acordo com Samuel Barrêto, gerente de água da TNC Brasil, o apoio e parceria da Cummins na iniciativa ampliará a segurança hídrica por meio de ações de conservação e a restauração florestal, assim como a implementação das práticas de uso do solo e de saneamento rural em áreas prioritárias das bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ); Alto Tietê; e em parte da bacia do Alto Paraíba do Sul.
“O ingresso da Cummins vai ajudar a acelerar os resultados e os impactos positivos para conservação e recuperação de bacias hidrográficas altamente adensadas e de grande importância econômica, localizadas em regiões que correspondem a cerca de 25% do PIB nacional. Além de engajar a empresa numa ação coletiva convergente entre sociedade civil e os setores público e privado criando sinergia e visando ampliar a escala dos impactos positivos dessas ações”.
O “Fundo de Água de São Paulo”, que também conta com o apoio da Rede Brasil do Pacto Global, da Water Resilience Coalition (WRC) e da Aliança Latino-Americana de Fundos de Água (da qual fazem parte o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o Global Environemntal Facility – GEF, Fundação Femsa, Iniciativa Climática Alemã – IKI e a TNC), prevê até 2030 a conservação de 67 mil hectares de floresta, 32 mil hectares de áreas restauradas e mil hectares de área agrícola com o solo conservado, , além de contribuir com a segurança hídrica de mais de 16 milhões de pessoas que dependem destas bacias hidrográficas.
Segundo Bruno Rondinella, da ONG Water.org, “um dos gargalos e desafios é a falta de conhecimento que os brasileiros têm sobre a importância do saneamento e como isso pode afetar suas vidas negativamente. Para termos uma pequena ideia do tamanho da crise, no mundo todo, a cada dois minutos uma criança morre por doenças relacionadas à água, enquanto mulheres e crianças gastam 200 milhões de horas todos os dias para encontrar água”.
O acesso ao saneamento básico muda a qualidade de vida, trazendo um novo significado ao oferecer saúde. “Juntamente com a Cummins, até julho 2024, com a instalação de novos poços, 50 mil pessoas serão beneficiadas com acesso a água”.
 
Unidades Cummins
Para conservação de água em suas unidades, a Cummins tem promovido ações como uso de aeradores e redutores de pressão nas torneiras e realizado o reuso de água dos aparelhos de ar condicionado para limpeza de pisos, além da coleta de chuva para o reuso nos sanitários e banheiros.
Neste ano, o projeto Lavadoras foi colocado em prática na Cummins Filtros e na Distribuidora Cummins Brasil (DCB). Houve redução da quantidade de sabão usado no processo de lavagem de peças e a necessidade de troca da água dos tanques caiu  70% na unidade de filtração. Na DCB, em Cuiabá (MT), foi implantado a captação e o reuso de água para lavagem de peças na oficina, projeto que será estendido para os distribuidores da Bahia, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
 
Water.org
É uma organização internacional sem fins lucrativos que transformou positivamente a vida de mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo, com acesso a água potável e saneamento. Fundada por Gary White e Matt Damon, a Water.org é pioneira em soluções financeiras orientadas pelo mercado para combater a crise mundial da água. Water.org facilita o financiamento acessível para que comunidades de baixa renda possam ter acesso a serviços de água e saneamento; e apoia os provedores de serviços de água e saneamento para que estes ampliem e melhorem os serviços prestados para clientes de baixa renda. Por mais de 25 anos, fornecemos esperança às mulheres, saúde as crianças e um futuro para as famílias. Saiba mais em https://water.org.
 
TNC
A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalhando em 76 países, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e a sociedade civil. No Brasil, onde atua há mais de 30 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para mitigar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade.

Foto: Divulgação Cummins

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!