A Cummins Inc. estreia seu motor a hidrogênio de 15 litros durante a Advanced Clean Transportation (ACT Expo), em Long Beach, Califórnia. O motor X15H integra a nova plataforma independente de combustível da Cummins: sob a junta do cabeçote de cada motor tem componentes muito semelhantes e acima da junta do cabeçote, cada um tem componentes diferentes para diversos tipos de combustível. Esta versão, com produção total prevista para 2027, combina combustível de hidrogênio limpo com zero carbono, um importante facilitador da estratégia da Cummins de ir mais rápido para ajudar os clientes a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
“Estabelecemos metas significativas como parte de nossa estratégia de sustentabilidade PLANET 2050, incluindo uma meta de zero emissões. Reduzir as emissões de carbono do poço à roda requer inovação de fontes de energia e soluções de energia. Embora os casos de uso de motores elétricos de bateria e célula de combustível sejam promissores, o emparelhamento de hidrogênio verde na tecnologia comprovada de motores de combustão interna fornece um importante complemento para futuras soluções de emissões zero”, disse Srikanth Padmanabhan, presidente de Negócios de Motores da Cummins Inc.
A Cummins anunciou o início dos testes da tecnologia de combustão interna de hidrogênio (ICE) em julho de 2021 e obteve resultados iniciais impressionantes, já atingindo as metas de potência e torque de produção (torque superior a 810 ft-lbs ou 1.098,21 Nm e 290 hp do motor para serviço médio). Testes adicionais nos protótipos mais avançados da Cummins começarão em breve. Com a significativa presença global de fabricação, a líder em tecnologia pode escalar a produção rapidamente.
A indústria precisa de várias soluções para atender às necessidades de todos os clientes dentro e fora de estrada, considerando a variação nos ciclos de trabalho e ambientes operacionais. O X15H será uma solução abastecida com zero carbono para vários mercados. A Cummins pretende produzir motores de combustão interna de hidrogênio entre 6,7 litros e 15 litros, acreditando que essas soluções permitam que a indústria tome medidas e reduza as emissões de GEE ainda nesta década, acelerando a redução de carbono.
A adoção acelerada do mercado de veículos movidos a motor a hidrogênio é impulsionada pela alta maturidade da tecnologia, baixo custo inicial, alcance estendido do veículo, abastecimento rápido, uniformidade de instalação do trem de força e familiaridade do usuário final.
Estratégia “Destino ao Zero” durante a ACT Expo – Ao longo da semana, a Cummins compartilha sua estratégia global de sustentabilidade para os principais mercados rodoviários. Este é o plano da empresa de ir mais longe e mais rápido para reduzir os gases de efeito estufa (GEE) e os impactos na qualidade do ar de seus produtos e atingir emissões líquidas zero até 2050 de uma forma que atenda a todas as partes interessadas e seja sustentável para os negócios da Cummins.
Além do X15H, confira mais algumas tecnologias da Cummins exibidas neste evento que ajudam a permitir reduções nos GEEs:
X15N
O X15N ajuda os clientes a atingir emissões líquidas de GEE zero quando combinado com gás natural renovável e reduzir as emissões de NOx. Este motor oferece tamanho e peso reduzidos em comparação com o diesel, além de curvas de potência e torque quase idênticas. Construída sobre uma base sólida com mais de 30 anos de experiência na produção de motores a gás natural, esta solução totalmente integrada está apresentando um bom desempenho nos mercados globais e chegará à produção nos EUA em 2024.
B6.7 Propano
Este motor é a primeira plataforma de ignição por faísca turboalimentada para serviços médios da indústria para combustíveis propano. Construído sobre o legado da lendária plataforma da série B da Cummins, o B6.7 Propano foi projetado para oferecer durabilidade e desempenho semelhantes ao diesel e um custo total de operação menor do que qualquer motor de propano no mercado hoje. O motor B6.7 Propano visa a certificação de NOx ultrabaixo no lançamento, atendendo aos regulamentos de emissões da EPA e CARB para 2024 e 2027.
Sistemas de Combustível Cummins Clean Fuel Technologies
Essas configurações de sistema de combustível de gás natural integram-se a vários OEMs de carroceria e incluem sistemas de montagem na traseira da cabine, dianteira da carroceria, montagem lateral, montagem no teto e montagem na tampa traseira. As aplicações de caminhões incluem lixo, estrada, construção, porto, entrega de bebidas e muito mais.
Caminhão Protótipo Elétrico de Célula de Combustível
Este sistema de energia elétrica de célula de combustível e bateria é projetado para aplicações profissionais, incluindo transporte regional: operações de entrega urbana, transporte portuário e movimentação de contêineres terminais. Este caminhão usa um trem de força elétrico de célula de combustível que substitui um motor de combustão interna convencional. O motor elétrico é alimentado por baterias de alta tensão e motores de célula de combustível. À medida que o veículo é conduzido, o sistema opera os motores duplos de célula de combustível HD90 da Cummins para gerenciar dinamicamente a carga das baterias de alta tensão conforme exigido pelas demandas de carga de energia da operação do veículo. O armazenamento de energia inclui sete tanques de combustível de hidrogênio com um total de 32 kg de gás hidrogênio comprimido a 350 bar, e é equipado com sete baterias de alta tensão, cada uma com 53,4 kWh de capacidade, proporcionando um alcance de aproximadamente 200 milhas.
Trator Terminal com o PowerDrive 8000
Este sistema elétrico a bateria foi projetado para alimentar aplicações de tratores terminais nos mercados portuário, intermodal e de distribuição. Os componentes incluem um único motor de tração de acionamento direto, um sistema de gerenciamento térmico do módulo de controle do sistema e baterias BP30E. As baterias também foram projetadas para atender às necessidades dos ciclos de trabalho do trator terminal, incluindo auxiliar os operadores em seus turnos de 10 a 12 horas. Caso seja necessária uma carga, o veículo é compatível com carga rápida CC e pode estar com 85% de carga em apenas 45 minutos. Este trem de força elétrico possui uma manobrabilidade aprimorada resultante do aumento da eficiência, torque instantâneo e vibrações reduzidas.
Ônibus escolar elétrico a bateria – O ônibus escolar elétrico Blue Bird movido a Cummins é testado e aprovado na estrada. Mais de 450 ônibus escolares elétricos já estão circulando em todo os EUA. Os ônibus elétricos têm um custo de manutenção menor do que os ônibus com motor de combustão interna e fornecem zero emissões de escapamento quando em uso. Um local de carregamento central pode ser construído em um pátio de ônibus.
O compromisso com emissões líquidas zero exige mudanças nos produtos da Cummins e nas fontes de energia que os alimentam. Este trabalho requer colaboração e liderança de governos, serviços públicos e outros setores. Os fatores determinantes do ritmo da transição incluem investimento em infraestrutura, avanços regulatórios e requisitos do cliente. Como muitos parceiros influenciarão essas mudanças, os funcionários da Cummins em todo o mundo estão trabalhando para fazer parceria nesses esforços.
Este trabalho se baseia na estrutura da estratégia de sustentabilidade ambiental PLANET 2050 da empresa, que também inclui o foco na melhoria de suas comunidades e no uso dos recursos naturais da maneira mais sustentável. O PLANET 2050 inclui metas quantificáveis para 2030 e aspirações visionárias de longo prazo para 2050.
Foto: Divulgação Cummins