A SBTi, Science Based Targets initiative, (em português: Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência), validou a atualização das metas da Pirelli para a redução de Gases de Efeito Estufa (GEE). Até o final de 2021 a empresa atingiu, com quatro anos de antecedência, as metas anteriores validadas pelos Escopos 1 e 2.
As novas metas, apresentadas pela Pirelli e aprovadas pela SBTi, preveem ações consistentes com a manutenção do aquecimento climático “em 1,5°C”, em comparação com o cenário anterior que previa permanecer “bem abaixo de 2°C”.
Em particular, a SBTi - que define e promove as melhores práticas, com base em elementos científicos, para a redução de emissões - validou os objetivos da Pirelli de reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa em 42% (escopo 1 e 2) até 2025 em relação a 2015 e com uma redução de 9% nas compras de matérias-primas até 2025 em relação a 2018 (Escopo 3).
Marco Tronchetti Provera, CEO e vice-presidente executivo da Pirelli, comentou: “A validação de metas ainda mais ambiciosas de redução de gases de efeito estufa pela SBTi é um reconhecimento oficial de nosso compromisso na luta contra as mudanças climáticas, que estamos comprometidos todos os dias por meio de nossa área de Pesquisa e Desenvolvimento para soluções cada vez mais eficientes ao longo de toda a cadeia de valor".
Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência
Nascida de uma colaboração entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wildlife Fund for Nature (WWF), a missão da SBTi é orientar as empresas na definição de metas ambiciosas baseadas na ciência para conter o aumento da temperatura do planeta.
Foto: Divulgação