As recomendações da Dunlop são atitudes rápidas e simples, mas que se tornam de extrema importância para garantir não só a economia de combustível, como também a própria durabilidade do pneu, e consequentemente a segurança dos passageiros.
A primeira dica de ouro é manter os pneus calibrados de forma correta, conforme recomendado pelo fabricante do veículo, nas diferentes condições de carga e uso, sempre. O Gerente de Serviços Técnicos e Pós-Vendas da Dunlop Pneus, Hugo Terazaki, recomenda que a verificação seja realizada no máximo a cada 15 dias, com os pneus frios, preferencialmente.
Andar com pressão abaixo da estipulada pelo fabricante aumenta o contato dos pneus com o solo, gerando maior resistência à rolagem e amplia o consumo de combustível, pois exige muito mais do motor para atingir a velocidade desejada, e gera desgaste irregular da banda de rodagem, que abrevia a vida útil dos pneus.
“Se detectar desgaste irregular, ou o veículo apresentar vibração e ruídos ao rodar, leve seu veículo imediatamente a uma loja especializada de nossa rede oficial ou credenciada, para verificar os sistemas de suspensão, direção e freios, além é claro, de alinhamento e balanceamento,” reforça Hugo.
A segunda dica de ouro é realizar preventivamente a manutenção regular do veículo, seguindo rigorosamente o plano sugerido pelo fabricante, que costuma prever de forma precisa a necessidade de verificações e substituições de componentes que prolongam a vida útil do veículo e, o mais importante, geram economia de combustível.
A terceira dica de ouro, e não menos importante, é verificar se o que está sendo transportado é necessário para o dia a dia ou se não está apenas aumentando o peso do veículo, gerando mais gastos com combustível. O ideal é sempre olhar o porta-malas e o interior do veículo antes de sair, mantendo apenas o essencial.
É possível encontrar mais dicas de manutenção, calibragem e utilização de pneus e outras, no site da Dunlop: www.dunloppneus.com.br.
Estes cuidados, somados à uma condução suave, defensiva e que evita acelerações e frenagens intensas, contribuem diretamente para um rodar seguro, agradável e, acima de tudo, econômico.
Foto: Divulgação