O uso do gás (GNV ou Biometano) como combustível nos veículos leves e pesados é uma das soluções encontradas como alternativa ao uso de gasolina e diesel com o intuito de diminuir a poluição.
No Rio de Janeiro é comum o uso do GNV em veículos de passeio, sendo uma solução baseada no custo x benefício do produto e que atualmente ajuda a combater os GEE (gases de efeito estufa).
Através da Governança Ambiental (ESG) as empresas vêm exigindo do mercado um comportamento “ambientalmente correto”. Pensando nisso, como uma alternativa ao diesel e a gasolina é possível observar alguns caminhões e máquinas agrícolas movidos a gás. Essa tecnologia, que utiliza motores ciclo Otto, permite o uso tanto do GNV (combustível fóssil, porém, menos poluente) quanto do Biometano (gás obtido por fermentação anaeróbica de material orgânico).
No gráfico abaixo é possível ver a evolução de veículos pesados movidos a gás no ano de 2021.
As empresas que optaram por esse nicho de mercado estão apostando que:
- O Gás será um elemento de transição até a eletrificação;
- A substituição do GNV por Biometano em locais pontuais pode ser um nicho de mercado Como por exemplo: as usinas de cana de açúcar, que utilizam o bagaço da cana e a vinhaça para a produção do biometano e consequentemente alimentam suas frotas;
- Antecipar-se no processo de diminuição da emissão de poluentes fazendo com que sejam associadas à Empresas “Verdes” que se preocupam com o meio ambiente.
Vale ressaltar que os veículos pesados que vemos circulando na frota com essa tecnologia já foram desenvolvidos na Europa e atendem a norma EURO VI (que se tornará vigente, no Brasil, em 2023). Segundo especialistas, o veículo que possui a tecnologia do motor a gás de fábrica é 100% confiável com relação às normas de emissões. Entretanto, veículos que fizerem adaptações devem realizá-las em empresas especializadas com o intuito de certificar-se que a adaptação atenderá as normas de emissões.
Para que seja fomentado o uso desse combustível no Brasil se faz necessário algumas ações e entre elas destacamos as duas que mais geram debates:
1 - Infraestrutura para gasodutos,
2 - Incentivos fiscais para o preço do gás.
O potencial do Biometano no Brasil é muito grande, ainda pouco explorado, porém, o mapeamento das possibilidades já foi levantado pelas associações do setor.
Hoje, o país desperdiça 100 milhões de m³ de metano renovável por dia, que equivalem a 35% da energia elétrica consumida no Brasil e 70% do diesel. Já o setor sucroenergético corresponde a 50% do potencial do biogás, que chega a 57,6 milhões de m³/dia (fonte: Abiogás).
A Carcon Automotive acompanha de perto a evolução dos combustíveis alternativos e oferece uma gama de estudos para quem estiver interessado em ingressar nesse mercado.
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