A Stellantis manteve o ritmo de crescimento e de avanço de participação de mercado que garantiu à empresa o primeiro lugar no Brasil, na Argentina e na América do Sul em 2021, e começou o ano na liderança absoluta de vendas. A Stellantis encerrou o mês de janeiro com 35,4% de participação de mercado no Brasil, com 41.487 unidades vendidas, e superou seu próprio recorde na Argentina, com 41,7% de participação e 17.135 veículos emplacados. No Chile, a empresa registrou 5.473 unidades vendidas e alcançou 14,7% de participação, liderando também naquele mercado.
A marca Fiat também foi a mais vendida no Brasil e na Argentina, os maiores mercados da América do Sul. A picape Fiat Strada continua a ser líder de vendas no Brasil, enquanto o Fiat Cronos segue no topo do mercado na Argentina. Entre os 10 modelos mais vendidos no Brasil em janeiro, quatro são da Stellantis: os Fiat Strada e Toro e os Jeep Renegade e Compass.
Crescimento no Brasil
Todas as marcas da Stellantis se destacaram no primeiro mês do ano.
A Fiat manteve-se na liderança do mercado brasileiro, com 23,3 mil unidades vendidas, o equivalente a 19,9% de participação de mercado. Este é o décimo-terceiro mês consecutivo da Fiat como a marca mais vendida do Brasil. Líder de vendas no Brasil no ano passado, a Nova Strada repetiu seu forte desempenho comercial e termina o primeiro mês de 2022 também no primeiro lugar com 6.716 unidades e 5,7% de participação total de mercado. A Fiat também colocou sua segunda picape entre os dez modelos mais vendidos do país, com a Nova Toro licenciando 3.293 unidades. Outro destaque foi o Pulse. Primeiro SUV desenvolvido e produzido pela Fiat no Brasil, o modelo vem apresentando números consistentes de vendas e, em janeiro, conquistou 3.192 emplacamentos, seu melhor resultado desde o lançamento na segunda quinzena de outubro.
A Jeep encerrou o mês com 11,4 mil veículos emplacados e 9,7% de participação de mercado, em seu melhor resultado histórico. Além disto, Renegade e Compass estão posicionados entre os 10 modelos mais vendido do Brasil. O Jeep Renegade chegou a 5 mil unidades comercializadas, consagrando-se como o SUV mais vendido no país. O Jeep Compass teve 4,9 mil unidades vendidas, enquanto o Jeep Commander, lançado no fim de agosto, conquistou pelo segundo mês seguido o topo entre os D-SUVs, com 1.437 unidades vendidas. A marca Jeep é a líder em SUVs no Brasil há seis anos.
A Peugeot situou-se entre as 10 marcas mais vendidas no país, superando a marca de 4 mil veículos vendidos e 3,5% de participação, sua maior fatia de mercado nos últimos 14 anos. O Peugeot 208 continua sendo o grande destaque da marca. Suas vendas alcançaram cerca de 2 mil unidades, com um crescimento de 156% na comparação com janeiro de 2021.
A Citroën emplacou 2,5 mil unidades, o correspondente a 2,1% do mercado, mantendo o forte impulso de crescimento registrado em todo ano passado. O grande destaque segue sendo o SUV C4 Cactus, que em 2021 já havia demonstrado a sua força de vendas, crescendo acima da média de seu segmento de mercado e conquistando sua melhor participação no concorrido segmento de SUVs.
A marca Ram começou o ano com 255 picapes emplacadas, representando 8,9% do mercado premium. Deste total, 252 unidades foram da Ram 2500 Laramie, que conquistou a segunda colocação entre os veículos do segmento.
Stellantis e FIAT Lideran na Argentina
Na Argentina, a Stellantis alcançou em janeiro sua melhor participação histórica de mercado, com 41,7%, ao comercializar 17.135 unidades no mês. Fiat é a marca mais vendida, com 19,8% do mercado e 8.138 unidades emplacadas. Fiat Cronos é o modelo mais vendido do país, com 14,8% de participação nas vendas totais, seguido no ranking geral pelo Peugeot 208, que ajudou a marca a alcançar 12,9% de participação nas vendas. O Jeep Renegade é o SUV mais vendido da Argentina.
Ainda se destacam no mês a marca DS, que é a segunda marca premium mais vendida na Argentina, em segmento que é liderado pelo modelo DS7 Crossback. RAM mais do que duplicou suas vendas em relação ao mesmo mês do ano passado, com mais de 180 unidades vendidas, e Citroën alcançou uma participação de mercado histórica para a marca, de 5% das vendas totais, em desempenho impulsionado pelo C4 Cactus.
Stellantis também lidera no Chile
A Stellantis também liderou o mercado chileno em janeiro, com 5.473 unidades vendidas, o correspondente a 14,7% de participação. A marca do grupo que mais se destacou naquele mercado foi a Peugeot, com 2.696 unidades e 7,2% de participação no mercado. Entre as marcas da Stellantis mais vendidas, seguem a Citroën e Jeep, com respectivamente 2,6% e 1,6% de participação, em seu melhor desempenho dos últimos anos. No segmento premium, o destaque foi a marca DS na quinta posição e DS3 Crossback liderando o segmento dos SUV compactos.
Foto: Divulgação