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Continental alerta para a importância da manutenção preventiva de pneus de vans escolares no retorno às aulas presenciais
Mercado
Publicado em 07/02/2022

Com o retorno dos alunos às escolas na retomada das aulas presenciais, os veículos de transporte escolar voltam a circular, levando e trazendo crianças e adolescentes.
É mais do que evidente a grande responsabilidade desta tarefa e por isso a Continental destaca alguns procedimentos simples relacionados à manutenção preventiva dos pneus que aumentam não só o nível de segurança dessa logística de descolamento, como também contribuem para uma operação mais lucrativa.
“Calibrar de forma correta e periódica os pneus parece algo muito básico, mas infelizmente é muitas vezes deixado de lado”, comenta Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus. Segundo o especialista, não faltam motivos para alterar essa prática. “Rodar com os pneus na pressão correta impacta diretamente no aumento da vida útil do pneu e no consumo de combustível. Uma van que rode 30.000 km em um ano com 3,0 psi (ou libras) de pressão abaixo da recomendada registra um aumento de até 2%, chegando a desperdiçar um tanque de 55 litros, o que expressivo considerando o preço atual preço dos combustíveis”, ressalta Astolfi.
Os motoristas também devem evitar os impactos conta o meio-fio. Como as paradas para embarque e desembarque são muito frequentes, esse é um cuidado fundamental, pois embora as laterais dos pneus das vans sejam reforçadas, elas podem ficar gradativamente enfraquecidas a cada choque. Em casos extremos, esses impactos chegam até mesmo a cortar a lateral dos pneus, podendo romper a lona da estrutura interna, o que favorece a formação de bolhas.
Outro importante cuidado adicional com os pneus das vans é a verificação periódica da profundidade dos sulcos. A Continental recomenda uma profundidade mínima de 3 mm para que o pneu possa drenar a água adequadamente.
Para o segmento de vans, a Continental Pneus comercializa no mercado brasileiro os modelos Vanco-8 e VanContact™ AP, projetados para entregar alta quilometragem, durabilidade e menores distâncias de frenagem tanto em piso seco como molhado.

Foto: Divulgação

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