A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, realizou, entre 5 e 6 de dezembro, uma pesquisa para entender como as pessoas pretendem utilizar o décimo terceiro salário. Dos 4.373 participantes do estudo, 48% recebem o valor extra e, desses, 15% vão utilizá-lo para a compra de automóvel.
De acordo com a pesquisa, 34% dos entrevistados vão utilizar a quantia para pagar contas e quitar dívidas; 22%, para comprar produtos e bens; 19% pretendem investir; e 11% vão guardar para pagar material escolar e impostos. Viagens e passeios (10%) e compras de Natal (4%) aparecem como outras finalidades do dinheiro.
Entre os que mostraram interesse em adquirir produtos e bens, 42% sinalizaram que vão comprar um carro novo e 27% irão trocar de veículo.
Faixa de preço
Dos que vão adquirir um carro, 68% estão dispostos a pagar até R$ 60 mil; 37% querem gastar até R$ 30 mil; 14%, de R$ 60 mil a R$ 90 mil; e 19%, acima de R$ 90 mil. “Observamos uma queda no interesse por veículos na faixa entre R$ 30 mil e R$ 60 mil. Entre os fatores que podem explicar a busca por modelos mais baratos, estão a supervalorização do carro usado e a diminuição do poder aquisitivo, ou ainda a intenção de aproveitar parte do dinheiro para outras finalidades”, diz Cris Rother, CMO da Webmotors.
Motivos para a aquisição
Entre os entrevistados, 31% pretendem comprar um veículo porque consideram que o atual já está velho, enquanto 19% têm o costume de trocar de carro anualmente. Já 27% vão comprar por não ter veículo e querer aproveitar as ofertas, enquanto 14% querem fugir do transporte público, uma opção que ainda reflete a preocupação com a pandemia.
Porcentagem do 13º
Quase metade dos entrevistados (47%) considera investir de 80% a 100% do valor disponível para a aquisição do veículo e 25% devem utilizar entre 40% e 60% da gratificação.
Forma de pagamento
O estudo também revela que os financiamentos parciais (48%) ou totais (26%) ainda são as principais opções consideradas na hora de realizar a compra. “Os clientes da Webmotors contam com as vantagens dos financiamentos oferecidos pelo Santander Financiamentos. Para este final de ano, há taxas diferenciadas para quem optar por um dos veículos”, reforça a executiva.
Tendências para 2022
No dia 15 de dezembro, a Webmotors anunciou, com a Anfavea, os dados da pesquisa de intenção de compras de veículos usados e seminovos no primeiro semestre de 2022. De acordo com o levantamento, 95% dos entrevistados pretendem realizar a compra ou troca no período. O estudo contou com a participação de 2.426 usuários da plataforma em todo o País.
O levantamento apontou a preferência por modelos hatch e sedã, tanto para quem já possui um ou mais carros quanto para quem vai adquirir um veículo no próximo ano. Sobre o tipo de motor, 66% dos usuários que vão trocar de carro no próximo ano demonstraram interesse em um modelo flex, mesmo comportamento identificado entre 74% daqueles que ainda não compraram.