No ano em que completa 50 anos de Brasil, a Cummins celebra a produção do motor número 1,4 milhão na linha de produção de Guarulhos. O motor ISF 3,8 litros, com 163 cv e 600 Nm de torque, será entregue à Volkswagen para equipar um caminhão da família Delivery, um importante marco em uma história recheada de inovações em produtos, processos e ações socioambientais, fruto de investimentos contínuos ao longo do período.
O primeiro aporte de peso, justamente o que marca suas cinco décadas no País, foi a aquisição, em 22 de dezembro de 1971, das instalações da fábrica de motores diesel e tratores Otto Deutz, localizada à margem da via Dutra, em Guarulhos, na Grande São Paulo, sua sede até hoje.
Naquela ocasião, quando investiu 32 milhões de cruzeiros na compra de equipamentos, a Cummins já possuía um escritório regional no centro da capital paulista para supervisionar vendas e serviços em toda a América do Sul. Mas foi a partir do início das operações produtivas que a marca se consolidou no crescente mercado de motores diesel no Brasil e na região.
O primeiro programa de expansão foi anunciado dois anos após a aquisição, em 1973, envolvendo investimento US$ 49 milhões na produção de motores a diesel para caminhões e ônibus em V na faixa de potência de 140 a 240 HP. De lá para cá, os projetos de modernização e ampliação nunca pararam.
Para duplicar a capacidade da fábrica de Guarulhos e iniciar a oferta de motores de caminhão para a Volkswagen, um aporte de US$ 100 milhões foi anunciado em 1988. Mais US$ 60 milhões foram aplicados em 2005 para atingir produção de 70 mil unidades/ano e outros US$ 20 milhões foram aprovados em 2010 para o desenvolvimento de novos produtos, melhorias de processos e a preparação de motores de conformidade com a Euro 5.
História de sucesso
Já nos anos 1980, a Cummins exportava do Brasil para mais de 20 países, dentre os quais Japão, Inglaterra, Escócia, Estados Unidos e Canadá. Dentre os fatos marcantes de sua história naquela época, tem a criação de centros de pesquisa para avaliar combustíveis alterativos ao diesel e o lançamento do motor NTTA-855-G2 para grupos de geradores.
A empresa também começou a vender naquela década os motores a diesel da série B, com faixa de potência entre 100 e 180 HP, e criou o Programa TQS – Total Quality System, equipando a unidade industrial com instrumentos de alta precisão.
Na área social, ao longo dos anos 1990, concluiu a construção de um centro de saúde para atender 600 famílias moradoras da favela Jardim Cumbica, em projeto conjunto com o Estado e a comunidade, e investiu US$ 30 mil na reforma da escola estadual Comandante João Ribeiro de Barros.
A década de 1990 é marcada também por lançamentos de peso, começando pelos motores à diesel 6CTAAR.3 e 6BT5.9, os propulsores a gás L10G e NTB55 e os da série B, de 4 cilindros, para picapes e caminhões leves. Na sequência vieram os motores 4BT, da série B com quatro cilindros turboalimentado para caminhões, e os propulsores ISB, de seis cilindros, 24 válvulas de 5.9 litros, para caminhões médios e ônibus
Em julho de 1996 é criada a Cummins Latin America, com sede no Brasil, e em 1999 começam as exportações para a fábrica de Minneapolis, nos Estados Unidos. Nos anos 2000, a companhia passa a atuar na fabricação, venda e locação de geradores de energia através da divisão Cummins Power Generation e começa a produção da Cummins Filtration (anteriormente Fleetguard-Nelson).
O desenvolvimento de motores de terceira geração, atendendo a norma Euro 3, começou em 2003 e, no ano seguinte, foram lançados os propulsores eletrônicos inteligentes, para veículos de grande porte, que detectam e avisam ao motorista sobre qualquer problema na viagem.
Entre 2005 e 2006, o “C Azul” criado pelo design gráfico Paul Rand nos anos 1970 para a sua logomarca é substituído pelas cores vermelha e preta. Na mesma ocasião é criada a Universidade Cummins, um programa para capacitação e treinamento de técnicos da sua rede de distribuição.
A Cummins Emission Solutions iniciou operações no Brasil em 2008, oferecendo soluções para reduzir a emissão de gases poluentes por motores a diesel. Em setembro de 2009 é aprovado o uso do biodiesel B20 em conformidade com as normas ASTMD6751 (americana) e EN14214 (europeia) em todos os motores produzidos pela companhia.
Ações socioambientais
A partir de 2011 a Cummins intensifica os investimentos em ações socioambientais e, em 2012, surge a divisão de negócios Emission Solutions, cujo objetivo é fornecer todo o sistema de controle de emissões SCR para novos motores Euro 5. Em abril desse mesmo ano a empresa alcança a marca da produção de seu milionésimo motor, um Euro 5 ISL 9 litros de 330 cv.
Em 2013 é inaugurado o programa Formare de capacitação de jovens de baixa renda para o mercado de trabalho e no ano seguinte a empresa nacionaliza a llinha Holset HE 200 WG da Cummins Turbo Technologies, desenvolvida para auxiliar a tendência de downsizing para motores de 2 a 5 litros.
A unificação das operações da Cummins na América Latina, integrando as regiões da América do Sul, México e América Central, foi implementada em 2016. No ano seguinte a empresa inaugurou sua nova linha de produção na fábrica da Holset Turbo Technologies, seguindo a conceito de indústria 4.0, com sistema totalmente digital que permite o controle preciso dos processos.
O powertrain elétrico para ônibus chegou em 2018 e, um ano depois, foi lançado o modelo de motor a combustão L9N Near Zero, com 320cv e 138,3 kgfm de torque, com redução de 80% na emissão de material particulado, 90% em óxidos de nitrogênio (NOx) e 70% nos gases de efeito estufa em comparação a motores diesel. O motor é considerado o mais limpo do mundo.
A Cummins, que conquistou em 2020 o status “aterro zero” com a destinação sustentável de 100% dos resíduos da sua fábrica, conta atualmente com seis distribuidores Independentes no Brasil, sendo cinco de vendas de motores e geradores e um de geradores marítimos. Uma história de sucesso marcada por inovação, qualidade total e respeito aos clientes.