O Renault Group apresentou os avanços concretos do projeto Refactory lançado há um ano, para transformar a planta de Flins (região de Yvelines, na França) na primeira fábrica europeia dedicada à economia circular da mobilidade. Na ocasião, o grupo inaugurou sua Factory VO (sigla em francês para Veículos Seminovos), a primeira fábrica especializada no recondicionamento de veículos seminovos em escala industrial. Esta conversão se insere no plano de transformação global do grupo, baseado na criação de valor e desenvolvimento sustentável.
“Tenho um grande orgulho do trabalho realizado por nossas equipes para criar – em tempo recorde – a maior fábrica de economia circular da Europa dedicada à mobilidade. Com a Refactory da França, demonstramos que é possível realizar a conversão e transformação da indústria com um impacto positivo. Entre outras iniciativas, estamos comprovando a dinâmica do grupo em todas as frentes da transição ecológica, bem como da transformação de competências e invenção de novas mobilidades", declarou Jean-Dominique Senard, Presidente do Conselho de administração do Renault Group.
Para Luca de Meo, CEO do Renault Group, “Cumprimos nossa promessa: um ano depois de ter sido foi inaugurada, a Refactory representa um projeto inovador e ambicioso para a planta de Flins, uma nova fonte de valor econômico, social e ambiental. A Refactory cumpre um papel de protagonista no plano estratégico Renaulution, por meio do qual o grupo está comprometido com uma transformação profunda, rápida e sustentável, com foco na criação de valor. No coração deste projeto está nossa 1ª fábrica de veículos seminovos, demonstrando nossa capacidade de industrializar nossas atividades de economia circular. Esta Factory VO nos posiciona no melhor nível no crescente mercado de veículos seminovos, com instalações industriais únicas, capazes de recondicionar até 45.000 veículos por ano.”
A Refactory em Flins: realizações e perspectivas
A Refactory se baseia em um ecossistema articulado em torno de 4 polos
- Re-trofit: este polo reúne as atividades de retrofit e recondicionamento dos veículos seminovos. Em funcionamento desde setembro de 2020, a Factory VO já recondicionou mais de 1.500 veículos. Nos próximos dois anos, estão previstos o aumento de suas capacidades e inclusão de novas atividades, como a reparação de carrocerias pesadas. Até 2023, também será estudado um projeto de oferta de retrofit para converter veículos utilitários para propulsão elétrica.
- Re-energy: este polo contribui para o desenvolvimento das aplicações em torno da 2ª vida de baterias e novas energias. Com a expansão da mobilidade elétrica, a Gaia, filial do grupo especializada na reparação de baterias, se prepara para mudar de escala: até o fim de 2021, terão sido feitas 2.000 reparações de baterias, com previsão de mais de 20.000 reparações anuais até 2030. Trabalhando em colaboração com a Mobilize, a planta de Flins recebeu em 2021 um dispositivo de armazenagem estacionário de energia a partir de baterias, com capacidade de 15 MWh (projeto “Advanced Battery Storage”). O desenvolvimento de sistemas de armazenagem de energia móveis ou estacionários para usos múltiplos (canteiros de obras, armazenagem de energia solar, em barcos, etc.) representará uma capacidade de 30 MWh nos anos de 2021 e 2022. Por meio da joint venture Hyvia, dedicada à mobilidade a hidrogênio, a partir de 2022 a planta de Flins também realizará as atividades de montagem de células de combustível, eletropostos e fornecimento de hidrogênio.
- Re-cycle: este polo reúne as atividades de reciclagem, reuso de peças e materiais. A chegada progressiva entre 2021 e 2022 das equipes da fábrica de Choisy-le-Roi, especialistas em remanufatura de peças mecânicas, vai permitir maximizar a utilização de peças de reposição e reuso na Factory VO e no grupo. Também está prevista a ampliação da atividade estratégica de reparação de cartões eletrônicos (mecatrônica) nesta transferência de atividade. O polo continua implantando ciclos curtos para reciclagem de materiais e peças, como catalizadores ou para-choques.
- Re-start: este polo engloba o projeto de inovação e treinamento, reunindo 3 unidades: um centro de inovação com foco na indústria 4.0 para desenvolver principalmente a prototipagem, impressão 3D e retrofit dos nossos robôs, uma atividade de prototipagem de veículos utilitários, bem como um campus onde cursos profissionalizantes com diploma estão sendo oferecidos aos colaboradores de Flins. A partir do início de 2022, este polo vai incluir uma incubadora dedicada à pesquisa e inovação em economia circular, bem como novas formações acadêmicas com diploma, com o apoio dos governos locais.
Até o final de 2021, 700 colaboradores de Flins terão sido alocados às atividades da Refactory. Até 2030, a planta prevê contratar mais de 3.000 pessoas.
Factory VO: prazos, custos e qualidade no mais alto nível
Para manter o valor do produto e responder ao crescimento do mercado de veículos seminovos, a fábrica de recondicionamento de Flins se baseia em um modelo único, criado para oferecer o melhor nível do mercado em relação a prazos, custos e qualidade. A Factory VO é uma planta 100% digitalizada, permitindo assegurar a rastreabilidade e monitoramento em tempo real das etapas de restauração. Criada para recondicionar todos os tipos de veículos, de todas as marcas, a planta se baseia em 4 pilares principais:
1. Capacidade de escala
Ocupando uma área de 11.000 m2, a Factory VO de Flins é a maior planta de recondicionamento da Europa. Organizada em três equipes, ela pode recondicionar 180 veículos seminovos por dia, ou seja, 45.000 veículos por ano até 2023, com a possibilidade de dobrar sua capacidade em médio prazo.
2. Custos
A planta baseia sua competitividade em uma alta taxa de produtividade, além de uma organização em linha e sistemas otimizados de produção de veículos novos. A Factory VO conta com ciclos curtos de peças e materiais oriundos das subsidiárias do grupo, como Gaia, Indra e Choisy-le-Roy, para limitar ao máximo a substituição de peças, favorecendo a reparação. A organização combinada dos fluxos logísticos com os veículos novos também permite reduzir custos e o impacto ambiental.
3. Prazos
Com suas 4 linhas de produção, a Factory VO é organizada de forma a não haver retrocessos. A SGS Automotive Services realiza o controle técnico integrado na linha, para aumentar a eficiência e encurtar prazos. A planta conta com um estúdio de foto e vídeo, instalado em uma plataforma giratória, para produzir imagens automatizadas (até 10 veículos por hora). Este escâner de alta resolução permite fazer inspeções virtuais a 360° (interior, exterior, parte inferior da carroceria e pneus). Criado pela empresa especializada Twinner, este dispositivo permite recolocar o veículo à venda imediatamente, sem ser necessário retorná-lo à concessionária. Em média, a Factory VO recondiciona um veículo em 8 horas, em vez de 21 dias.
4. Qualidade
Os veículos recondicionados contam com os mesmos padrões de qualidade que a produção de veículos novos. Faz parte da estrutura um dispositivo de controle de qualidade independente, bem como um sistema de qualificação de baterias para veículos elétricos. Até 2022, 200 funcionários terão sido alocados na Factory VO. Estes recrutamentos internos na fábrica de Flins são associados a um programa de formação certificada, baseado em um currículo comum (estratégia de pós-venda, sustentabilidade de materiais, reciclagem, etc.) e treinamentos mais específicos na Factory VO (eletromecânica, smart repair).
O projeto Refactory está no coração da estratégia de desenvolvimento sustentável do Grupo. Este projeto industrial global está previsto para ser ampliado, como foi feito recentemente na fábrica de Sevilha, na Espanha. Cada uma destas atividades contribui para a jornada de descarbonização do grupo, que tem como meta a neutralidade de carbono na Europa em 2040.