“Um ano após o lançamento da Refactory em Flins – cujo primeiro aniversário será comemorado em breve – este projeto demonstra as grandes ambições do grupo em matéria de qualidade e sustentabilidade de seus produtos, para responder aos desafios da transição ecológica e promover um consumo mais sustentável.
A competitividade de Flins e Sevilha demonstra que estas plantas são capazes de inventar um novo modelo industrial para promover uma mobilidade mais sustentável”, disse José Vicente de los Mozos, vice-presidente Executivo Industrial do Renault Group.
Para transformar a geração de valor proveniente da economia circular como alavanca de crescimento, as operações da Refactory de Sevilha serão baseadas em quatro polos de atividades, cobrindo desde a manutenção até reciclagem, para acompanhar todo o ciclo de vida do veículo:
- Polo Re-Trofit para recondicionamento de veículos usados;
- Polo Re-Energy para reparação e desenvolvimento de aplicações em segunda vida das baterias para armazenagem de energia;
- Polo Re-Cycle para reciclagem, gestão de recursos e produção de caixas de câmbio E-TECH;
- Polo Re-Start que servirá como centro de treinamento e P&D dedicado à economia circular.
Desenvolvida entre 2022 e 2024, a Refactory de Sevilha se estenderá por uma área construída de 5.000 m2 ao final do projeto. O polo Re-Trofit iniciará suas atividades até o fim de 2022, com capacidade para recondicionar mais de 10.000 veículos e reparar até 1.000 baterias por ano até 2025.
Este anúncio se insere no plano industrial para as fábricas do grupo na Espanha, apresentado em março deste ano para o período de 2021-2024. Este plano compreende a produção de cinco novos veículos e uma nova família de motores nas fábricas de Castilla y León. Já a planta de Sevilha terá a cargo a fabricação de dois novos modelos de transmissões eletrificadas para os veículos híbridos do grupo.