O Presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, visitou o Circuito Panamericano – o mais avançado complexo multipistas da Pirelli no mundo, de passagem pelo Brasil por ocasição do Grande Prêmio de F1 de São Paulo. Acompanhando-o nesta visita estavam Mario Isola, responsável pela F1 e Motorsport Car da Pirelli, e Cesar Martin Alarcon, CEO e vice-presidente executivo da Pirelli para a América Latina.
Domenicali considera a Pirelli "como um valioso parceiro técnico da Fórmula 1 que faz um trabalho incrível para o esporte durante toda temporada. É muito interessante visitar o Circuito Panamericano, uma pista altamente tecnológica onde a Pirelli testa pneus para carro de passeio, aproveitando ao máximo sua experiência adquirida nas pistas de corrida da Fórmula 1. Hoje, tive a oportunidade de aprender como a atividade esportiva tem uma relevância direta para os pneus para carros de passeio que usamos diariamente nas ruas e estradas”.
“O Circuito Panamericano é o maior complexo multipistas da América Latina. Foi um prazer receber Stefano Domenicali e mostrar a ele a estreita relação que existe entre a contínua experimentação e evolução dos pneus de corrida e dos pneus para carros de passeio", comentou Isola.
Por vários anos, a Pirelli é líder de mercado no Brasil – o maior país da América do Sul – com uma presença industrial de longa data, e que inclui várias fábricas no território. Uma parte fundamental da participação da Pirelli no País tem sido o importante investimento no Circuito Panamericano, que agora é o mais sofisticado complexo multipistas da Pirelli. O Circuito é o mais recente entre as pistas da Pirelli no mundo, ao lado do histórico Vizzola Ticino, na Itália, e do Centro Sottozero, na Suécia, parte do departamento de P&D da Pirelli, que inclui 12 unidades em todo o mundo, com um total de quase 2000 funcionários.
Com sete possíveis configurações de pistas, totalizando 22 quilômetros, o Circuito Panamericano, localizado próximo a São Paulo e à fábrica da Pirelli em Campinas, é o maior complexo multipistas da América Latina, com tecnologia de ponta para testes avançados de pneus. Inclui instalações próprias para testes em pista seca, molhada e off-road: todos os elementos essenciais, quando se trata de produzir pneus de última geração. No total, é possível realizar 15 tipos diferentes de testes simultaneamente. O circuito também é utilizado para treinamentos, apresentações de produtos para a imprensa e atividades de filmagem em vídeo.
A pista de Dry Handling foi projetada pelo Studio Domo, uma renomada empresa italiana de projeto e construção de circuito, que também foi responsável pela construção ou modernização de muitas pistas, presentes, atualmente, no calendário da Fórmula 1, como o circuito de Zandvoort, na Holanda.
Além do seu papel principal em testes de pneus para carros de passeio, o circuito já hospedou testes de stock car e da Fórmula 3, destacando a estreita relação da Pirelli entre as pistas de corridas, ruas e estradas durante o desenvolvimento dos pneus.
A Pirelli investiu 90 milhões de reais – aproximadamente 14 milhões de euros – no Circuito Panamericano, o que mais uma vez ressalta o seu compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento, graças, também, à sua presença secular no automobilismo, um verdadeiro laboratório a céu aberto, onde o know-how adquirido nas pistas de corrida se insere nos pneus usados no dia a dia nas estradas. O Motorsport representa, também, um território comum com os principais fabricantes de supercarros, um segmento que a Pirelli cobre com seus pneus, equipando um em cada dois supercarros no mercado.