Offline
Publicidade
Publicidade
Pastilhas TRW COTEC da ZF Aftermarket garantem segurança dos ocupantes desde a primeira frenagem
13/10/2021 09:15 em Manutenção preventiva

A ZF Aftermarket criou um vídeo para demonstrar os diferenciais das pastilhas de freio TRW COTEC, a linha premium desenvolvida com avançado e exclusivo revestimento de silicato aplicado ao material de fricção. A pastilha TRW COTEC, patente da ZF Aftermarket, vem sendo comercializada no Brasil desde 2019 e garante melhor performance dos freios durante o assentamento entre as pastilhas e o disco, o que maximiza a eficiência de frenagem desde as primeiras utilizações do sistema de freio, em comparação com as pastilhas comuns.
O teste de distanciamento de frenagem foi realizado na pista de testes da ZF em Limeira, SP, com dois veículos do mesmo ano e modelo e sob as mesmas condições de frenagem, realizada por um dispositivo pneumático, acionado à distância. Com discos de freios novos, a única diferença entre os veículos foram as pastilhas: um deles foi equipado com a pastilha TRW COTEC e outro com uma pastilha comum de mercado. Nesse teste, ao acionar o freio com a TRW COTEC, o condutor conseguiu obter uma vantagem de 2,3 metros em relação ao outro veículo equipado com uma pastilha comum. Em testes mais abrangentes, realizados na Europa com diferentes produtos encontrados no mercado, foi possível verificar diferenças de até sete metros na distância de frenagem. “Aqui o mecânico pode oferecer um diferencial para a segurança de seus clientes.” Afirma Tales Miranda, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Produtos da ZF Aftermarket
No seu desenvolvimento, além da camada de silicato, que é uma patente ZF, é adicionado o processo de pré-queima no material de fricção, na face que tem contato com o disco, potencializando a eficiência de frenagem no período de assentamento das pastilhas TRW COTEC. O material é orgânico e possui tecnologia copper-free, ou seja, livre de cobre, alinhando-a com a norma R90, INMETRO, ONAC e CHAS. Com isso há menos sujeira e acúmulo de pó preto nas rodas. “A partir desse princípio de desenvolvimento, a ZF Aftermarket já está preparada para futuras certificações que ainda devem chegar no Brasil nos próximos anos”, comenta Tales.
O kit de montagem das pastilhas pode ser considerado um outro diferencial, pois o conjunto não oferece folga no momento da montagem, evitando o retorno dos veículos nas oficinas. “Ao equipar seu veículo com a TRW COTEC, o condutor já sente instantaneamente a maior eficiência da frenagem e conforto”, afirma Tales. O kit de freios contém pinos de retenção, além das molas de retorno e de retenção e permite que todo o sistema de frenagem tenha sua durabilidade maximizada.
Além do atributo de segurança, a linha TRW COTEC traz tecnologia antirruído, um benefício técnico que torna as viagens e condução dos veículos mais confortáveis.  Tanto as pastilhas TRW COTEC como os demais acessórios do kit são produzidas nas fábricas da ZF Aftermarket, dedicadas a sistemas de frenagem e fricção, que produzem cerca de 20 milhões de pastilhas por ano.

Tecnologia aliada do meio ambiente
A fabricação das pastilhas premium poupa energia e permite menores emissões de CO2 devido à utilização de sistema de vulcanização altamente avançado com placas térmicas em vez do método tradicional.
O processo avançado é padrão na produção da ZF, que possui um programa de pastilhas de freio “amigo do ambiente” ao não utilizar matérias primas e materiais como chumbo, mercúrio, cádmio, antimónio, latão ou molibdénio.
“Trata-se de uma tecnologia inédita no mercado, que além de proporcionar mais segurança e conforto ao motorista, evita retornos às oficinas e garante maior satisfação dos clientes”, finaliza.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!