Offline
Publicidade
Publicidade
Novos Peugeot 308 e 308 SW, novas tecnologias de iluminação para o olhar, os dentes de sabre e as garras do leão
26/08/2021 09:48 em Lançamentos autos

Desde a criação do PEUGEOT Type 1 em 1889, até a apresentação dos novos PEUGEOT 308 e 308 SW, a iluminação dos modelos da Marca do Leão nunca deixou de evoluir em termos de tecnologia, funcionalidades e design. 

Faróis e lanternas traseiras passaram a ser peças-chave dos veículos. São o mais puro exemplo da tecnologia ao serviço do design e, reciprocamente, do design ao serviço da tecnologia. Concebidos essencialmente para trazer segurança (iluminação, sinalização), tornaram-se essenciais também para afirmar a identidade dos modelos da marca PEUGEOT, tornando-os identificáveis à primeira vista.

Em 2012, a tecnologia de LED, ou diodos emissores de luz, introduziu mudanças profundas tanto na capacidade de iluminação como na forma dos conjuntos ópticos. Potentes e compactos, os LEDs oferecem mais liberdade aos designers envolvidos na criação dos conjuntos ópticos, liberando-os das limitações impostas pelas tecnologias anteriores (halogênio e xênon) em termos de forma e de tamanho e permitindo-lhes literalmente brincar com as luzes.

Em termos de tecnologia, a luz emitida por um LED parece branca, tal como a luz dos faróis de xênon. Essa luz na verdade é azul, mas uma boa parte do espectro azul é absorvido quando ela atravessa uma camada de fósforo, adquirindo a cor branca tão característica dos LEDs.

Além de oferecerem uma longevidade 10 a 15 vezes superior à dos halogênios, os LEDs consomem pouca eletricidade, contribuindo assim para a redução das emissões de CO2 dos novos PEUGEOT 308 e 308 SW.

É também graças à tecnologia LED que os novos PEUGEOT 308 e 308 SW podem ostentar a assinatura luminosa característica da Marca. Por isto, todas as versões, inclusive a versão de entrada, usufruem das vantagens da tecnologia LED.

As versões GT/GT Pack dos novos PEUGEOT 308 e 308 SW possuem faróis adaptativos full LED dotados de tecnologia matricial, batizados de PEUGEOT Matrix LED Technology. Eles são compostos por três elementos:

- A função luzes diurnas é proporcionada pela assinatura luminosa com LED na forma de dentes de sabre, introduzida na gama da PEUGEOT com o novo PEUGEOT 508 em 2018.

- Os faróis de luz baixa são constituídos por quatro LED associados formando um feixe luminoso bastante potente.

- A função faróis de luz alta é assegurada pelo módulo matricial composto por vinte LEDs que vêm somar o seu feixe luminoso ao dos faróis de luz baixa. Aqui reside a função adaptativa do sistema, pois os vinte módulos acendem-se, apagam-se e modificam individualmente sua potência de iluminação de maneira contínua, em função das condições exteriores.

A câmera situada na parte superior do para-brisa analisa o ambiente ao entorno de modo a adaptar o acendimento e a intensidade dos diferentes LEDs da matriz. Dessa forma, o feixe luminoso adapta-se automaticamente, produzindo uma iluminação ideal que permite manter acesos os faróis de luz alta sem nunca ofuscar os outros veículos.

Ao aproximar-se de outro veículo à noite (à sua frente ou em sentido contrário), os novos PEUGEOT 308 e 308 SW analisam e acompanham sua progressão. Os segmentos luminosos dos faróis de luz alta apagam-se em torno do veículo detectado, criando um túnel de sombra, de modo a não ofuscar o condutor do outro veículo, enquanto o ambiente ao redor permanece fortemente iluminado.

Além de proporcionar uma iluminação ideal sem jamais ofuscar os demais condutores, a PEUGEOT Matrix LED Technology que equipa os novos PEUGEOT 308 e 308 SW é capaz de alternar automaticamente entre os diferentes modos de iluminação, em função das condições exteriores.

Modo cidade

Assim que o veículo começa a circular entre 0 e 50 km/h, os faróis de luz baixa são acionados.

Modo estrada

Numa velocidade de circulação entre 50 e 110 km/h, os faróis dianteiros adotam a posição luz alta, atingindo 100% de seu potencial de iluminação.

Modo autoestrada

Quando a velocidade ultrapassa os 110 km/h durante pelo menos 5 segundos, os faróis PEUGEOT Matrix LED Technology modificam o ângulo do feixe luminoso dos faróis de luz alta (+0,4%) para iluminar mais longe – evidentemente, sem ofuscar os demais condutores. Assim que o veículo passa a circular a menos 90 km/h por mais de 5 segundos, o feixe luminoso volta à sua inclinação inicial.

Os faróis dianteiros PEUGEOT Matrix LED estão associados às lanternas traseiras full LED com as três garras características dos novos PEUGEOT 308 e 308 SW, que são parte integrante do design traseiro do carro.

Com seu design único, fazem com que os novos PEUGEOT 308 e 308 SW sejam identificáveis à primeira vista, pela face dianteira assim como pela traseira.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!