A Mercedes-Benz mantém-se invicta e pela 12ª vez seguida é a marca de caminhão mais lembrada do Brasil no “Top of Mind” do jornal Folha de S. Paulo, maior e uma das principais pesquisas de lembrança de marcas do Brasil, realizada pelo Datafolha. Conforme premiação online anunciada no último dia 29 de outubro, a Mercedes-Benz foi vencedora com 26% das menções espontâneas dos entrevistados, 4 pontos percentuais a mais em relação aos 22% que obteve em 2019, e 15 pontos percentuais à frente da segunda colocada neste ano.
“Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?” – devido à pandemia da COVID-19, pela primeira vez nos 30 anos da pesquisa, que avalia várias categorias de produtos e serviços, essa pergunta foi feita por telefone. Foram ouvidas aproximadamente 7.600 pessoas de cerca de 200 cidades de vários portes e de todas as regiões do Brasil, com universo diversificado de público por idade, sexo, escolaridade e classe econômica.
“A Mercedes-Benz é uma marca inovadora em todo o mundo. No Brasil, não é diferente. Desde que a empresa chegou ao país, os caminhões Mercedes-Benz se tornaram protagonistas na história do transporte de cargas brasileiro. Somos referência há mais de 64 anos”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Em toda essa trajetória, nossos veículos consolidaram uma imagem de qualidade, força e robustez em todas as situações, seja nas rodovias, nas cidades ou nas severas operações fora de estrada. E seguem evoluindo em tecnologia, conectividade, desempenho, eficiência, consumo e segurança, como o Novo Actros que chegou ao mercado este ano e já está revolucionando o transporte com novas tendências. Ou seja, os transportadores e os motoristas sempre puderam e podem contar com os nossos caminhões ao seu lado para trabalhar e buscar rentabilidade em seus negócios. E esse compromisso é sempre lembrado”.
De acordo com o executivo, em parceria com a Rede de Concessionários, que está presente em todos os estados do território nacional, a marca busca permanentemente entender as características regionais, as culturas locais e as expectativas dos clientes de Norte a Sul, de Leste a Oeste. “Essa imagem está cada vez mais forte a partir do compromisso ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve. E entende todos os sotaques’. O caminhão da nossa marca é ‘pau pra toda obra’ e nunca deixou de evoluir, trazendo sempre inovações e novidades que têm a sugestão e a opinião dos clientes. Se de um lado os clientes são sempre ouvidos por nossa marca. De outro, somos por eles sempre lembrados. A liderança invicta no prestigiado prêmio Top of Mind da Folha mostra que estamos no caminho certo”.
Também em parceria com sua Rede de Concessionários, com mais de 300 pontos de atendimentos pelo país, a Mercedes-Benz é uma Empresa atuante na mídia tradicional e nas redes sociais. Ao longo do ano, promove diversos eventos e ações de demonstração de caminhões junto a empresas de transporte, autônomos e motoristas. Durante a pandemia, vem realizando ações virtuais e presenciais, com protocolos de proteção, em rotas e locais estratégicos de paradas de caminhoneiros e transportadores. “Ou seja, estamos sempre ao lado de quem transporta, o que, naturalmente, nos coloca na memória dos brasileiros”, afirma Roberto Leoncini.
Além da presença nas estradas, cidades e campos, com demonstrações de caminhões, test-drive, eventos e pesquisas, a Mercedes-Benz se comunica 24 horas com os clientes e outros públicos. Esse contato ocorre por meio da Central de Relacionamento, a mais premiada do setor, e pelas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e alguns blogs, além do Mercedes Club, o primeiro programa de fidelidade e recompensas do segmento de caminhões.